EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DEFICIÊNCIA E IDENTIDADE DE GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Deficiência, Gênero, Capacitismo

Resumo

O presente artigo buscou elucidar desafios no que se refere às questões de gênero nas pesquisas sobre inclusão de deficientes no âmbito educacional. Para isso, optou-se ela realização de uma revisão não sistemática da literatura acadêmica, de caráter qualitativo e descritivo, por meio de um levantamento bibliográfico. Os resultados apontam que há uma relativa invisibilidade de gênero e sexualidade nas pesquisas que abordam o âmbito escolar, bem como uma atribuição de gênero de acordo com o sexo, bem como dificuldade com sua definição, ora o interpretando como aptidão sexual inata, ora como adquirida. Além disso, a questão de gênero precisa ser considerada, em âmbito escolar, bem como pensar que as identidades e os papéis de gênero que são e serão exercidos por quaisquer indivíduos, independentemente, de serem deficientes ou não. Os estudantes, compreendem o gênero em relação a sua idade cronológica e, portanto, sua identidade de gênero se desenvolve paralelamente a sua habilidade de raciocínio, englobando também o ambiente escolar. O conhecimento se configura enquanto troca, não pode haver condutas centralizadoras. Conclui-se ainda que é preciso romper o silenciamento da produção intelectual dos grupos marginalizados e com o silenciamento de gênero dos estudantes deficientes. Dessa forma, esse silenciamento vivenciado pelos sujeitos em sociedade, também o é e, muitas vezes, de forma amplificada no caso das pessoas com deficiência.

Biografia do Autor

Mariluce Groba Andres Ribeiro, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Possui graduação em Direito pela Universidade Iguaçu, mestre em Humanidades Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio. Doutoranda em Humanidades Culturas e Artes pela Unigranrio. Atualmente Técnica em educação Especial - Secretaria Municipal de Educação em Nova Iguaçu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, capacitação docente, formação continuada e inclusão de estudantes com deficiência visual.

Haydéa Maria Marino de Sant'Anna Reis, Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil

Professora Titular Doutora no PPG em Ensino das Ciências e PPG em Humanidades, Culturas e Artes e Professora de disciplinas Pedagógicas de Cursos de Graduação da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO AFYA, Presencial e EaD. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Licenciada em Letras - Faculdades Integradas Cruzeiro- SP (FIC), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FIC / SP) e Gestão da Escola Pública (UFJF), com Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2001) e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/Educação Inclusiva. Líder de Grupo de Pesquisa no CNPq: Educação, Trabalho e Cultura. Parecerista em periódicos e Conselheira do Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da Cidade de Duque de Caxias na Baixada Fluminense - CEPEMHEd. Desenvolve pesquisas que abordam os seguintes temas: Educação, Educação Especial, Educação Inclusiva, Tecnologias Assistivas, Metodologias Ativas, Currículo e Gestão Educacional. Atualmente coordena o núcleo interdisciplinar da Residência Pedagógica da referida universidade.

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Publicado

2025-01-18

Como Citar

GROBA ANDRES RIBEIRO, M.; MARINO DE SANT'ANNA REIS, H. M. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DEFICIÊNCIA E IDENTIDADE DE GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR . REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 112–125, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1714. Acesso em: 4 mar. 2025.