AS MULHERES SURDAS NA DOCÊNCIA:

o que seus corpos anunciam e denunciam

Autores

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão acerca da expressividade corporal de mulheres docentes surdas que trabalham na Educação Básica. Analisamos quais anúncios e denúncias são revelados e comunicados a partir de seus corpos de docentes surdas em suas manifestações nos espaços sociais e educativos, nos quais as diferenças linguísticas e culturais têm sido inferiorizadas. Quanto aos objetivos específicos, narramos momentos significativos que revelam anúncios e denúncias de docentes surdas nas escolas ditas inclusivas; identificamos as manifestações corporais surdas acionadas em situações docentes nas quais alunas/os e profissionais ouvintes desconhecem a Língua Brasileira de Sinais. A pesquisa envolveu observações de campo e realização de uma entrevista narrativa com quatro professoras surdas do ensino fundamental de escolas de João Pessoa-PB. A investigação apontou que, embora os corpos de pessoas ouvintes também sejam um lócus de expressão e linguagem, nas pessoas surdas essa condição ganha mais centralidade uma vez que, por meio de gestos, expressões manuais e faciais, eles se comunicam e se relacionam permanentemente. Por essa razão, argumentamos que o exercício da docência por professores/as surdos/as é uma temática que precisa ser refletida no contexto das escolas e políticas educacionais na perspectiva da inclusão para que esses/as profissionais sejam respeitadas, efetivamente, como sujeitos de direitos, iguais em suas diferenças.

 

Biografia do Autor

Gracileide Alves da Silva, UFPB

Possui doutorado em Educação pela UFPB, Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional e Mestre em Ciências das Religiões por esta mesma Instituição de Ensino. Atualmente trabalha como professora tutora do curso de Pedagogia a distância da UFPB. É também professora de EJA e supervisora escolar do município de João Pessoa -PB. Possui experiências como professora de pós-graduação em universidades privadas de João Pessoa-PB na área de educação e ministrante de cursos e palestras nas áreas de: Estudos Surdos - Inclusão - Condição docente - Corpo docente - Ensino Religioso - Planejamento - Avaliação - Jovens e adultos - Gestão escolar.

Jeane Félix da Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013-2015). Atualmente é professora vinculada ao Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL) e do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/CE/UFPB). Foi vice-coordenadora do Curso de Pedagogia presencial, Campus I, da UFPB (2017-2019) e vice-coordenadora do Curso de Especialização Gênero e Sexualidade na Escola - GDE/NIPAM/CE/UFPB (2020). Tem experiência nas áreas de Educação e Educação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: juventudes e HIV/aids; gênero e sexualidade; didática e currículo, políticas públicas intersetoriais e formação de profissionais de educação e de saúde; educação antiespecista, animalidades e veganismo.

Referências

Arroyo, M. (2010). Políticas Educacionais e Desigualdades: à procura de novos significados. Revista Educação e Sociedade, Campinas, 31(113), p. 1381-1416. https://www.scielo.br/j/es/a/WGyPfcRb7yFJPmFsj5pSxPx/?lang=pt&format=pdf

Botelho, P. (2002). Linguagem e letramento na educação de surdos. Belo Horizonte: Autêntica.

Bourdieu, P., & Champagne, P. (1996). Os excluídos do interior. In. P. Bourdieu, A. Accardo, G. Balazs, S. Beaud, E. Bourdieu, P. Bourgois, S. Broccolichi, P. Champagne, R. Christin, J.-P. Faguer, S. Garcia, R. Lenoir, F. Oeuvrard, M. Pialoux, L. Pinto, A. Sayad, C. Soulié, & L. Wacquant. A miséria do mundo. (4. ed.). Vozes, Petrópolis, p. 481-486.

Campelo, C. R. (1996). Cal(e)idoscorpos - um estudo semiótico do corpo e seus códigos. São Paulo: Annablume.

Elias, N. (1994). A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Fernandes, E. (2003). Linguagem e surdez. Porto Alegre: Artmed.

Foucault, M. (1987). Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. Lígia M. Ponde Vassalo. Petrópolis: Vozes.

Foucault, M. (2006). A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In M. Foucault. Ditos e Escritos - Ética, sexualidade, política. Vol. V. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Gediel, A. L. (2010). A corporificação dos sinais e os significados dos corpos para os surdos de Porto Alegre. [Tese de Doutorado em Educação. Programa de Pós-graduação em Antropologia Social. Universidade Federal do Rio Grande do Sul], Porto Alegre-RS. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/78198

Goffman, E. (1988). Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar.

Le Breton, D. (2006). A sociologia do corpo. Tradução Sonia M. S. Fuhrmann. Petrópolis, RJ: Vozes.

Le Breton, D. (2007). A sociologia do corpo. Tradução Sonia M. S. Fuhrmann. Petrópolis, RJ: Vozes.

Luz, R. D. (2013). Cenas surdas: os surdos terão lugar no coração do mundo? São Paulo: Parábola.

Marques, R. R. (2008). A experiência de ser surdo: uma descrição fenomenológica. [Tese doutorado. Departamento de Educação. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis] https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/91744

Martins, J. de S. (1997). Exclusão Social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus.

Martuccelli, D., & Singly, F. de. (2012). Las sociologías del indivíduo. Santiago: LOM Ediciones.

Marx, K. (1967). Capital, vol. 1. New York: International Publishers, p. 639 - 645.

Perlin, G. T. T. (2013). Identidades surdas. In C. B. Skliar, (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. (6. ed.). Porto Alegre: Mediação, p. 62-66.

Reis, F. (2015). A docência na educação superior: narrativas das diferenças políticas de sujeitos surdos. [Tese de Doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia]. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17759

Santana, A. P., Guarinello, C., Berberian, A. P., & Massi, G. (2008). O estatuto simbólico dos gestos no contexto da surdez. Revista Psicologia em Estudo. Maringá, 13(2), p. 297-306.

Silva, T. T. da. (2000). A produção social da identidade e da diferença. In T. T. da Silva (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, p. 73-102.

Silva, T. da. (2006). Inclusão e exclusão de deficientes na sociedade.

https://www.webartigos.com/artigos/inclusao-e-exclusao-de-deficientes-na-sociedade/8301

Skliar, C. (1998). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Med.

Strobel, K. L. (2008). Surdos: vestígios culturais não registrados na história. Florianópolis. [Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis.] https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/91978

Teixeira, I. A. de C., & Leal, Á. A. A. (2011). Fios e desafios da docência no ensino médio. Revista Outro Olhar – Ensino Médio. Belo Horizonte, 10(7), p. 17-20.

https://observatoriodajuventude.ufmg.br/publication/view/fios-e-desafios-da-docencia-no-ensino-medio

Wrigley, O. (1996). Política da surdez. Washington: Gallaudet University Press.

Downloads

Publicado

2023-06-05