Transcrição em Braille, Tinta Ampliada e Tátil: Uma Possibilidade de Recurso Pedagógico na Literatura Brasileira em Sala de Aula Comum

Autores

  • Maria Paiva UVA, SME/PMF
  • Aurisleda Sousa UVA, PMF
  • Leonardo Filho UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Lígia Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Transcrição em Braille, Tinta Ampliada e Tátil, Paradidático A Bela Acordada

Resumo

Essa pesquisa foi realizada na Escola de Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Sociedade de Assistência aos Cegos - SAC). Teve como objetivos a observação e analise da leitura por ledor e audiodescrição na literatura brasileira A Bela Acordada, para refletir a importância da transcrição adaptada de um paradidático no tocante à representatividade negra envolvendo a cultura, etnia, ideologia e religião, na percepção de alunos com cegueira, baixa visão e alunos videntes no contexto da sala de aula comum. A pesquisa foi realizada durante o período de novembro de 2018 a março de 2019, como pesquisa de campo na disciplina de Português e Literatura, com quatro turmas do ensino fundamental II, 6º, 7º, 8º e 9º anos, com alunos com cegueira, baixa visão e alunos com boa visão, utilizou-se a metodologia de coleta de dados, a observação dos alunos e questionário. Os resultados e discussões apontaram que os alunos do grupo de estudos dessa pesquisa enfrentam grandes barreiras atitudinais, comunicacionais, metodológicas e instrumentais que impedem um desenvolvimento garantido por lei em sala comum e a educação inclusiva. O que conduziu a transcrição do livro paradidático impresso em tinta para o livro em Braille, tinta ampliada e tátil? Os resultados e discussão dessa pesquisa. Que diferenças semio-cognitivas importantes surgiram nos alunos? De acordo com os resultados, poucas diferenças.

Biografia do Autor

Maria Paiva, UVA, SME/PMF

Graduada em Educação Física e Pedagogia-UVA, SME/PMF

Aurisleda Sousa , UVA, PMF

Graduado em Pedagogia-UVA, PMF

Leonardo Filho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Graduado em Educação Física-UEPB

Lígia Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Professora Orientadora, Doutora em Educação-UEPB

Referências

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Publicado

2020-06-08

Como Citar

PAIVA, M. de L. L.; SOUSA , A. M. de; FILHO, L. A. P. da S.; SANTOS, L. P. dos. Transcrição em Braille, Tinta Ampliada e Tátil: Uma Possibilidade de Recurso Pedagógico na Literatura Brasileira em Sala de Aula Comum. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 3, n. 3, p. 96–106, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/174. Acesso em: 22 dez. 2024.