Sexualidade: Paradigmas da Descoberta da Sexualidade de Crianças Especiais e seus Pares no Contexto Escolar
Palavras-chave:
Psicologia da Educação, Deficiência e sexualidade, A descoberta do corpo no ambiente escolar.Resumo
Entender o sentido da Psicologia da Educação no que tange a educação no âmbito de entender a sexualidade comportamental nos primeiros anos de vida da criança especial, ou seja, aquela que possui algum distúrbio físico ou intelectual como as demais dentro do contexto escolar é compreender as múltiplas escolas que foram se desenvolvendo ao longo dos tempos, na qual contém olhares, é o mundo do escuro, do claro, do barulho, do áspero e do liso. Pode-se dizer que na metade do século XIX, ocorreu o que se denomina de Renascimento da Psicologia, mediante escolas, correntes e doutrinas filosóficas. Sendo a primeira, o Estruturalismo, de Edward Tichener, sendo discípulo de Wundt. Posteriormente tem se a evolução para o behaviorismo que nasce a partir dos estudos de John B. Watson (1978-1958) com grande abrangência nos Estados Unidos ao definir o fato concreto a partir do comportamento do ser humano (behavior), estudos desta temática defendem a ideia de termos como resposta e estimulo para definir uma determina teoria cientifica ao interagir com a noção do homem com o meio natural. Watson fez com que a Psicologia se tornasse uma Ciência respeitável dentre os estudiosos tal como as ciências físicas, ao mencionar que os psicólogos deveriam estudar o comportamento através da observação e da interação através de métodos objetivos, em 1912 nasce o behaviorismo, ano em que Watson começou a difundir a Psicologia (Mantoan, 1997). O behaviorismo evoluiu de acordo com o desenvolvimento das escolas e da doutrina da Psicologia em seus múltiplos enfoques, bem como continua a exercer forte impacto sobre o comportamento humano em relação à sexualidade da criança.
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