ESTUDOS INTERSECCIONAIS DA DEFICIÊNCIA:

experiências sexistas e capacitistas vivenciadas por uma estudante cega no ensino superior

Autores

  • Andreza Vidal Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN https://orcid.org/0000-0002-7210-2853
  • Adenize Queiroz de Farias Universidade Federal da Paraíba
  • Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Gênero, Deficiência, Ensino Superior

Resumo

Na atualidade, após avanços no tocante aos estudos feministas da deficiência, tornou-se possível observar através de um viés interseccional, que mulheres com deficiência são duplamente afetadas por estruturas opressoras. Nesse sentido, este artigo objetiva explicitar experiências de participação de uma mulher com deficiência no âmbito do ensino superior por meio da Metodologia História de Vida, através da qual é possível a partir de uma trajetória individual, evidenciar particularidades de um coletivo. Consideramos, a partir dos achados no presente estudo, que as crenças equivocadas acerca da incapacidade das discentes com deficiência parecem ainda estar longe de ser superadas mesmo no ambiente universitário, havendo discursos e práticas ainda vigentes que atribuem a tais mulheres uma condição de fragilidade/vulnerabilidade tornando-as impossibilitadas, seja no tocante à produção de conhecimento, seja no cumprimento das tarefas demandadas a um profissional em formação.

Biografia do Autor

Andreza Vidal Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestranda do Programa de Pós graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na linha Educação e Inclusão em Contextos Educacionais. Licenciada em Pedagogia com aprofundamento em Educação Especial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), seu interesse de pesquisa centra-se nas Políticas Educacionais de inclusão e acessibilidade para as estudantes com deficiência no ensino superior. Possui publicações em livros e eventos científicos relacionados aos temas: Capacitismo, Corponormatividade, Feminismo, Educação Emocional, Empoderamento e Barreiras Atitudinais. É membro ativo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial (GEPE) e desenvolve ações que contemplam a inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior.

Adenize Queiroz de Farias, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (1999). Especialização em Formação do Educador pela Universidade Estadual da Paraíba (2000). Especialização em Inclusão Escolar pela Faculdade Integrada de Patos (2006) , Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e Doutorado em Educação pela mesma Universidade (2017). Atualmente é Profa. da UFPB ministrando disciplinas relacionadas a Educação Especial. Tem experiência na área de Inclusão Escolar e Social das Pessoas com Deficiência e discute a temática Gênero, Deficiência, Vulnerabilidades e Superação de Barreiras (Resiliência).

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Centro de Educação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, ambos da UFRN.  Atualmente é membro da Comissão "Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas" da ANPEd. Pesquisa na área de educação e formação docente, com ênfase em educação especial.

Referências

Abrahão, M. H. M. B. (2003). Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. Revista História da Educação, 7(14), p. 79-95.

Araújo, M. de F. (2005). Diferença e igualdade nas relações de gênero: revisitando o debate. Psicologia Clínica, 17(2), p. 41-52.

Bezerra, A. V. (2021). O capacitismo na experiência feminina: a trajetória de uma estudante cega no ensino superior.

Constantino, C., & Luiz, K. G. (2020). Direitos Sexuais e Reprodutivos. In Coletivo Feminista Helen Keller. Mulheres com deficiência: garantia de direitos para exercício da cidadania. [S. l.]: A Organização. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5555908/mod_resource/content/2/Coletivo%4520Hellen%20Keller%3B%20Mulheres%20com%20Defici%C3%AAncia%20Garantia%20de%20Direitos%20para%20Exerc%C3%ADcio%20da%20Cidadania..pdf

Diniz, D. (2007). O que é deficiência? [ebook]: Editora Brasiliense. https://www.passeidireto.com/arquivo/42459112/diniz-d-o-que-e-deficiencia

Farias, A. Q. (2017). Trajetórias educacionais de mulheres: uma leitura interseccional da deficiência. [Tese (Doutorado em Educação) UFPB/CE. João Pessoa].

Farias, A. Q. (2020). Para o que quero ver além: deficiência visual e empoderamento feminino. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 9(2), p. 115.

Gesser, M., Block, P., & Mello, A. G. (2020). Estudos Deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In M. Gesser, G. L. K. Böck, & P. H. Lopes. Estudos da Deficiência. Curitiba: CRV editora.

Godoy, A. S. (1995). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, 35(3), p. 20-29.

Gomes, E. P., Mendes, J. M. R., Almeida, J. R. de S., Duarte, H. A., Vieira, V. R., & Freire, M. A. M. (2021). Processos de inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Superior: Uma revisão sistemática. Research, Society and Development, 10(8), p. e11910816977-e11910816977.

Marchesan, A., & Carpenedo, R. F. (2021). Capacitismo: entre a designação e a significação da pessoa com deficiência. Revista Trama, 17(40).

Onofre, E. G., Almeida, T. V. G. de, Azevedo, P. V. G. de, & Alexandrino, V. P. (2021). A inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: o programa tutorial especial da Universidade Estadual da Paraíba, Brasil, em foco. Revista Argentina de Educación Superior, 13(22), p. 63-74.

Segato, V. M. (2019). Biopoder e desigualdade de gênero: A sujeição docorpofeminino. Intertem@, 37(37).

Silva, A. L. de B., Sousa, S. C. de, Chaves, A. C. F., Sousa, S. G. da C., Andrade, T. M. de, & Rocha Filho, D. R. da (2019). Importância da extensão universitária na formação profissional: Projeto Canudos. Rev. enferm. UFPE on line, p. 1-8.

Silva, J. S. S. (2020). A sombra da discriminação e as barreiras de gênero no cotidiano de mulheres com deficiência na universidade. Revista Educação Especial, 33, p. 1-24,

Silva, J. S. S. da, & González-Gil, F. (2017). Acessibilidade, Gênero e Educação Superior: Indicativos Procedentes das Investigações Científicas. Revista Brasileira de Educação Especial, 23(4). https://doi.org/10.1590/S1413-65382317000400010

Downloads

Publicado

2023-06-05