ESTUDOS INTERSECCIONAIS DA DEFICIÊNCIA:
experiências sexistas e capacitistas vivenciadas por uma estudante cega no ensino superior
Keywords:
Gênero, Deficiência, Ensino SuperiorAbstract
Na atualidade, após avanços no tocante aos estudos feministas da deficiência, tornou-se possível observar através de um viés interseccional, que mulheres com deficiência são duplamente afetadas por estruturas opressoras. Nesse sentido, este artigo objetiva explicitar experiências de participação de uma mulher com deficiência no âmbito do ensino superior por meio da Metodologia História de Vida, através da qual é possível a partir de uma trajetória individual, evidenciar particularidades de um coletivo. Consideramos, a partir dos achados no presente estudo, que as crenças equivocadas acerca da incapacidade das discentes com deficiência parecem ainda estar longe de ser superadas mesmo no ambiente universitário, havendo discursos e práticas ainda vigentes que atribuem a tais mulheres uma condição de fragilidade/vulnerabilidade tornando-as impossibilitadas, seja no tocante à produção de conhecimento, seja no cumprimento das tarefas demandadas a um profissional em formação.
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