Ensino de Língua Inglesa para Surdos: o Conhecimento de Estudantes de Letras

Autores

  • Julliana Santos Faculdade de Olinda, FOCCA
  • Marlon Oliveira Faculdade de Olinda, FOCCA
  • Daniele Veras Faculdade de Olinda, FOCCA

Palavras-chave:

Surdos, Ensino, Língua inglesa

Resumo

A Educação de Surdos será sempre fonte de discussões assim como a inserção do aluno surdo na escola regular frente aos conteúdos currículos ensinados em primeira (L1) ou segunda língua (L2). A partir disso, este trabalho objetiva compreender como estudantes do curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa percebem o ensino de Língua Inglesa para alunos surdos na educação básica. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas junto com questionários com 18 alunos do curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa de uma instituição de Ensino Superior de Olinda, Pernambuco, sobre o ensino de Língua Inglesa como Língua estrangeira para surdos na escola regular, os dados foram tratados através de gráficos e dos recortes escritos pelos participantes sobre a temática. Os resultados apontam para o considerável conhecimento de Libras pelos estudantes, porém parecem não entender como funciona o aprendizado da Língua inglesa para os alunos surdos, portanto a importância da aplicação na formação desses alunos também questões relacionadas ao fenômeno de ensino de inglês para surdos.

Biografia do Autor

Julliana Santos, Faculdade de Olinda, FOCCA

Discente do Curso de Letras Inglês, na Faculdade de Olinda, FOCCA, Brasil. danile.veras@gmail.com

Marlon Oliveira, Faculdade de Olinda, FOCCA

Discente do Curso de Letras Inglês, na Faculdade de Olinda, FOCCA, Brasil.

Daniele Veras, Faculdade de Olinda, FOCCA

Docente da Faculdade de Olinda, FOCCA, Brasil. Mestrado Em Saúde da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutoranda em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

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Publicado

2020-06-08