A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biólogicas da Universidade Federal de Alagoas

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva; Política de Formação Docente; Ciências Biológicas.

Resumo

O artigo é parte de uma pesquisa que objetivou investigar sobre como a temática da Educação Inclusiva está sendo tratada nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas e analisar o formato como a educação inclusiva vem sendo ofertada nos referidos cursos. O escopo da pesquisa é constituído por quatro PPCs distribuído nos três campi de atuação da universidade no estado de Alagoas. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com a análise documental como delineamento, que observou como a educação inclusiva está posta nos documentos de orientação dos cursos de licenciatura em Ciências Biológica. O resultado da pesquisa evidenciou que a temática da educação inclusiva está sendo trabalhada através de disciplinas e de extensão em quantidade e frequência baixa na maioria dos cursos e que apenas a disciplina de Libras que perpassa todos os campi está sendo ofertada em atendimento a legislação nacional. A pesquisa também constatou que na Unidade Educacional onde mais se oferta disciplinas e atividades de extensão existe a presença de uma professora surda que pode ser uma variavel da presença da temática em maior expressão.

 

Referências

Alves, F. (2009). Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio. Rio de Janeiro: Wak editora.

Anache, A. A., & Maciel, C. E. (org.) (2011). Educação especial. Campo Grande, MS: KnowHow.

Brasil. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e base da Educação Nacional. Diário oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

Brasil. (1988). Constituição da república federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado.

Brasil. (2001). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução cne/ceb 2/2001. Diário Oficial da União, Brasília. Seção 1E, p. 39-40.

Brasil. (2001). Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. MEC/SEESP, Brasília.

Brasil. (2001). Plano Nacional de Educação – lei 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Rio de Janeiro: DP&A.

Brasil. (2023). Conselho Nacional de Educação. Resolução n.º 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf.

Brasil. (2008). Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC.

Brasil. (2009). Ministério da Educação. Programa: Formação Continuada de Professores na Educação Especial - Modalidade a Distância. Brasília: MEC.

Brasil. (2015). Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.

Brasil. (2018). Ministério da Educação. Estudantes com Síndrome de Down conquistam espaço na escola e no mercado de trabalho. In: BRASIL. Portal MEC. Brasília.

Braun, P., & Nunes, L. R.O. P. (2015). A formação de conceitos em alunos com deficiência intelectual: o caso de Ian. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.21, n.1, p.75-92.

Costa. A. V. (2012). Políticas de Educação Especial e inclusão no estado do Rio de Janeiro: formação de professores e organização de escola pública. Ci. Huma. e Soc. em Rev., RJ, EDUR, v.34, n.12, p.141-157.

Duek, V. P. (2014). Formação continuada: análise dos recursos e estratégias de ensino para a educação inclusiva sob a ótica docente. Educação em Revista, v.30, n.2, p.17-42.

Gatti, B. A. (2009). Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores, v.1, n.1, p.90-102.

Gatti, B. (2010). Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v.31, n.113, p.1355-1379.

Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.2, p.57-63.

Mantoan, M. T. E. (2003). Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? 1ª ed. Moderna, São Paulo.

Ramalho, B., & Núñez, I. B. (2013). Formação, Representações e Saberes Docente: elementos para se pensar a profissionalização dos professores no século XXI. Mercado de Letras, Campinas.

Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

Trivelato, S. F., & Silva, R. F.L. (2011). Ensino de Ciências. 1ª ed. Cengage Learning, São Paulo.

Universidade Federal de Alagoas. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências, Delmiro, 2022.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

AMARAL DA SILVA, L.; LUZ DOS SANTOS MUNIZ, D. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biólogicas da Universidade Federal de Alagoas. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 31–45, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1818. Acesso em: 21 nov. 2024.