A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biólogicas da Universidade Federal de Alagoas

Authors

Keywords:

Educação Inclusiva; Política de Formação Docente; Ciências Biológicas.

Abstract

O artigo é parte de uma pesquisa que objetivou investigar sobre como a temática da Educação Inclusiva está sendo tratada nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas e analisar o formato como a educação inclusiva vem sendo ofertada nos referidos cursos. O escopo da pesquisa é constituído por quatro PPCs distribuído nos três campi de atuação da universidade no estado de Alagoas. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com a análise documental como delineamento, que observou como a educação inclusiva está posta nos documentos de orientação dos cursos de licenciatura em Ciências Biológica. O resultado da pesquisa evidenciou que a temática da educação inclusiva está sendo trabalhada através de disciplinas e de extensão em quantidade e frequência baixa na maioria dos cursos e que apenas a disciplina de Libras que perpassa todos os campi está sendo ofertada em atendimento a legislação nacional. A pesquisa também constatou que na Unidade Educacional onde mais se oferta disciplinas e atividades de extensão existe a presença de uma professora surda que pode ser uma variavel da presença da temática em maior expressão.

 

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Universidade Federal de Alagoas. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências, Delmiro, 2022.

Published

2024-10-11

How to Cite

AMARAL DA SILVA, L.; LUZ DOS SANTOS MUNIZ, D. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biólogicas da Universidade Federal de Alagoas. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 31–45, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1818. Acesso em: 21 nov. 2024.