ESCOLA INCLUSIVA EM PORTUGAL: REFLEXÃO SOBRE DILEMAS ÉTICOS E PEDAGÓGICOS DOS PROFESSORES

Autores

  • António Valpaços Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Especial, Escola para Todos

Resumo

A construção de uma Escola para Todos é um dos maiores desafios da educação para o século XXI. No caso português, o caminho para uma educação inclusiva tem sido sinuoso, com avanços e recuos e, apesar de progressos significativos na última década, a realidade concreta nas escolas está ainda muito distante do previsto nos diplomas legais. Neste artigo percorremos o percurso legislativo português para a inclusão e expomos a percepção dos professores face a aplicação do Novo Regime Jurídico da Educação Inclusiva (NRJEI), em vigor desde 2018, nas escolas portuguesas. E foi tendo todo este conhecimento como linha de pensamento que refletimos sobre alguns dilemas éticos e pedagógicos com que os docentes se deparam. Por fim, debruçamo-nos sobre o papel que os professores podem assumir para que a Escola, verdadeiramente inclusiva, saia definitivamente do papel para a realidade.

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

VALPAÇOS, A. ESCOLA INCLUSIVA EM PORTUGAL: REFLEXÃO SOBRE DILEMAS ÉTICOS E PEDAGÓGICOS DOS PROFESSORES. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 4–15, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1832. Acesso em: 21 dez. 2024.