ESCOLA INCLUSIVA EM PORTUGAL:

reflexão sobre dilemas éticos e pedagógicos dos professores

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Especial, Escola para Todos

Resumo

A construção de uma Escola para Todos é um dos maiores desafios da educação para o século XXI. No caso português, o caminho para uma educação inclusiva tem sido sinuoso, com avanços e recuos e, apesar de progressos significativos na última década, a realidade concreta nas escolas está ainda muito distante do previsto nos diplomas legais. Neste artigo percorremos o percurso legislativo português para a inclusão e expomos a percepção dos professores face a aplicação do Novo Regime Jurídico da Educação Inclusiva (NRJEI), em vigor desde 2018, nas escolas portuguesas. E foi tendo todo este conhecimento como linha de pensamento que refletimos sobre alguns dilemas éticos e pedagógicos com que os docentes se deparam. Por fim, debruçamo-nos sobre o papel que os professores podem assumir para que a Escola, verdadeiramente inclusiva, saia definitivamente do papel para a realidade.

Biografia do Autor

António Valpaços, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

I am a History teacher in the 3rd cycle of basic education and secondary education. My areas of interest and research revolve around the history of social movements, particularly the labor movement, as well as the history of cinema, history of education, and history pedagogy. In my Master's thesis, I conducted an action research study focusing on the utilization of Instagram as a complementary tool for teaching history.

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

VALPAÇOS, A. ESCOLA INCLUSIVA EM PORTUGAL: : reflexão sobre dilemas éticos e pedagógicos dos professores. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 4–15, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1832. Acesso em: 4 mar. 2025.