ESCOLA INCLUSIVA EM PORTUGAL: REFLEXÃO SOBRE DILEMAS ÉTICOS E PEDAGÓGICOS DOS PROFESSORES

Autores

  • António Valpaços Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Especial, Escola para Todos

Resumo

A construção de uma Escola para Todos é um dos maiores desafios da educação para o século XXI. No caso português, o caminho para uma educação inclusiva tem sido sinuoso, com avanços e recuos e, apesar de progressos significativos na última década, a realidade concreta nas escolas está ainda muito distante do previsto nos diplomas legais. Neste artigo percorremos o percurso legislativo português para a inclusão e expomos a percepção dos professores face a aplicação do Novo Regime Jurídico da Educação Inclusiva (NRJEI), em vigor desde 2018, nas escolas portuguesas. E foi tendo todo este conhecimento como linha de pensamento que refletimos sobre alguns dilemas éticos e pedagógicos com que os docentes se deparam. Por fim, debruçamo-nos sobre o papel que os professores podem assumir para que a Escola, verdadeiramente inclusiva, saia definitivamente do papel para a realidade.

Referências

Almeida, A., Babo, M. A. & Lopes, M. J. (2020). Olhares...Um Retrato das EMAEI. Revista

Educação Inclusiva, 11, I-XXIX. Acedido em https://bit.ly/3btDsDf

Alves, F. C. (2005). Diário de MS9: Dilemas de uma professora principiante. Bragança:

Instituto Politécnico de Bragança. Acedido em: http://hdl.handle.net/10198/964

Correia, L. M. (2008). A Escola Contemporânea e a inclusão de alunos com NEE -

Considerações para uma educação com sucesso. Porto: Porto Editora.

Cosme, A. (2017). Escolas e professores no séc XXI: exigências, desafios, compromissos e

respostas. Revista Diálogo Educacional, 17, 757-776. doi: https://doi.org/10.7213/1981-

X.17.053.AO03

Decreto-Lei n.º 54/2018 da Presidência do Conselho de Ministros (2018). Diário da República:

ª série n.º 129. Acedido em https://dre.pt/application/conteudo/115652961

Decreto-Lei n.º 116/2019 da Assembleia da República (2019). Diário da República: 1.ª série

n.º 176. Acedido em https://dre.pt/application/conteudo/124680588

Freitas, S. (2019). O contexto atual da Educação Inclusiva nas escolas - perceção dos

professores. (Dissertação de Mestrado). Acedido em http://hdl.handle.net/10400.26/30362

Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (2018). Para uma Educação Inclusiva -

Manual de Apoio à Prática. Acedido em https://bit.ly/3eUpY5X

Reis, C. (2019, Dezembro 5). Pelo menos 30% das escolas admitem não estar a aplicar lei sobre

educação inclusiva. Diário de Notícias. Acedido em https://bit.ly/2SSO6x7

Rodrigues, D. (2010). Educação Especial e Inclusiva em Portugal: Factos e Opções. Revista

Educación Inclusiva, 3, 97-109. Acedido em https://bit.ly/3wlBkWv

Rodrigues, D. (2013). Perspetivas sobre a inclusão – da educação à sociedade. Porto: Porto

Editora.

Rodrigues, D. (2019, Maio 22). Educação Inclusiva: 25 anos depois de Salamanca. Jornal de

Letras. Acedido em https://bit.ly/2RPMTWN

UNESCO (1994). Declaração de Salamanca e Enquadramento da Acção na Área das

Necessidades Educativas Especiais. Salamanca: UNESCO. Acedido em https://bit.ly/3tQHEmS

Vieira, A. R. (2019). O Novo Regime Jurídico da Educação Inclusiva. Que melhorias e

desafios? As opiniões de docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico e de docentes de Educação

Especial (Dissertação de Mestrado). Acedido em http://hdl.handle.net/10400.26/31286

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

VALPAÇOS, A. ESCOLA INCLUSIVA EM PORTUGAL: REFLEXÃO SOBRE DILEMAS ÉTICOS E PEDAGÓGICOS DOS PROFESSORES. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 4–15, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1832. Acesso em: 21 nov. 2024.