DEFICIÊNCIA, DOCÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE UMA PROFESSORA CEGA

Autores

  • Adenize Farias UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Palavras-chave:

Capacitismo; Pessoas com Deficiência; Ensino Superior.

Resumo

O capacitismo, terminologia recentemente empregada no Brasil, designa toda e quaisquer formas de
discriminação que caracterizam pessoas com deficiência como indivíduos incapazes, de pensar e atuar
socialmente. Atitudes capacitistas marcam fortemente a vida e as formas de relações das pessoas com
deficiência em suas famílias, nos espaços escolares e na sociedade em geral, impedindo-as de desempenhar
uma participação plena e efetiva, por exemplo, no mercado laboral, no universo da cultura e do lazer, e
até no exercício de sua sexualidade. Diante da lógica capacitista, esse texto tem como objetivo apontar
perspectivas de enfrentamento/empoderamento, face às barreiras que impedem a participação de
estudantes/docentes com deficiência no ambiente universitário. Dessa forma, consideramos importante dar
visibilidade a experiências bem-sucedidas vivenciadas por mulheres com deficiência que, em oposição às
concepções capacitistas, evidenciam possibilidades exitosas de participação social e, uma vez conscientes
de seus direitos e de seu papel enquanto sujeitos, passam a atuar como pessoas pró-ativas e, em muitos
casos, comprometidas com a luta em defesa dos direitos de seus pares. Para tanto apresentamos elementos
autobiográficos de nossa trajetória, enquanto professora do ensino superior, destacando atitudes ou práticas
de ruptura e empoderamento em meio as inúmeras barreiras presentes no ambiente universitário. Cientes de
que esta trajetória aponta caminhos que contribuem para a eliminação de barreiras no percursso acadêmico,
assim como no exercício da docência por parte de homens e mulheres com deficiência, com este trabalho,
esperamos ampliar o debate em torno da questão, suscitando, dessa forma, a adoção de um novo olhar e,
consequentemente, novas atitudes para com as pessoas com deficiência, dentro e fora do ambiente universitário.

Biografia do Autor

Adenize Farias, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora da disciplina Educação Especial na
Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

FARIAS, A. Q. de. DEFICIÊNCIA, DOCÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE UMA PROFESSORA CEGA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 3, n. 2, p. 57–65, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/21. Acesso em: 23 dez. 2024.