Materiais Usados em uma Perspectiva Inclusiva no Ensino de Combinatória e de Probabilidade
Palavras-chave:
Inclusão, Recursos Materiais, Deficiência VisualResumo
Neste texto apresentamos dois estudos de caso realizados com estudantes cegos, com vistas a discutir
atividades em uma perspectiva inclusiva. Foram, nesse sentido, propostas questões a serem resolvidas com
esses alunos com auxílio de recursos materiais que fazem uso de sentidos diferentes – tais como o tato, o olfato
e a visão – uma vez que se objetiva que as atividades possam ser desenvolvidas junto a estudantes cegos e
videntes. Os estudos de caso referem-se a conteúdos matemáticos – Combinatória e Probabilidade – que nem
sempre têm sido adequadamente trabalhados no Ensino Fundamental, mas que defendemos como essenciais
ao desenvolvimento do raciocínio matemático. Os resultados indicam que a linguagem, aliada à exploração
sensorial, permitem que o estudante com deficiência visual obtenha informações necessárias à formação de
conceitos e que os recursos utilizados possibilitam a formação de conceitos combinatórios e probabilísticos.
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