Materiais Usados em uma Perspectiva Inclusiva no Ensino de Combinatória e de Probabilidade

Autores

  • Jaqueline Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Flávia Braz UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Rute Borba UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Palavras-chave:

Inclusão, Recursos Materiais, Deficiência Visual

Resumo

Neste texto apresentamos dois estudos de caso realizados com estudantes cegos, com vistas a discutir
atividades em uma perspectiva inclusiva. Foram, nesse sentido, propostas questões a serem resolvidas com
esses alunos com auxílio de recursos materiais que fazem uso de sentidos diferentes – tais como o tato, o olfato
e a visão – uma vez que se objetiva que as atividades possam ser desenvolvidas junto a estudantes cegos e
videntes. Os estudos de caso referem-se a conteúdos matemáticos – Combinatória e Probabilidade – que nem
sempre têm sido adequadamente trabalhados no Ensino Fundamental, mas que defendemos como essenciais
ao desenvolvimento do raciocínio matemático. Os resultados indicam que a linguagem, aliada à exploração
sensorial, permitem que o estudante com deficiência visual obtenha informações necessárias à formação de
conceitos e que os recursos utilizados possibilitam a formação de conceitos combinatórios e probabilísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação pela Universidade São Francisco. Professora da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.
jaquelisantos@ig.com.br

Flávia Braz, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestranda em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.


Rute Borba, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação Matemática pela Oxford Brookes University, Reino Unido. Professora da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2020-09-01