Materiais Usados em uma Perspectiva Inclusiva no Ensino de Combinatória e de Probabilidade

Authors

  • Jaqueline A. F. Lixandrão Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Flávia M. Tenório Braz UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Rute E. S. Rosa Borba UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Keywords:

Inclusão, Recursos Materiais, Deficiência Visual

Abstract

Neste texto apresentamos dois estudos de caso realizados com estudantes cegos, com vistas a discutir
atividades em uma perspectiva inclusiva. Foram, nesse sentido, propostas questões a serem resolvidas com
esses alunos com auxílio de recursos materiais que fazem uso de sentidos diferentes – tais como o tato, o olfato
e a visão – uma vez que se objetiva que as atividades possam ser desenvolvidas junto a estudantes cegos e
videntes. Os estudos de caso referem-se a conteúdos matemáticos – Combinatória e Probabilidade – que nem
sempre têm sido adequadamente trabalhados no Ensino Fundamental, mas que defendemos como essenciais
ao desenvolvimento do raciocínio matemático. Os resultados indicam que a linguagem, aliada à exploração
sensorial, permitem que o estudante com deficiência visual obtenha informações necessárias à formação de
conceitos e que os recursos utilizados possibilitam a formação de conceitos combinatórios e probabilísticos.

Author Biographies

Jaqueline A. F. Lixandrão Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação pela Universidade São Francisco. Professora da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.
jaquelisantos@ig.com.br

Flávia M. Tenório Braz, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestranda em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.


Rute E. S. Rosa Borba, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação Matemática pela Oxford Brookes University, Reino Unido. Professora da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

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Published

2020-09-01

How to Cite

SANTOS, J. A. F. L.; BRAZ, F. M. T.; BORBA, R. E. S. R. Materiais Usados em uma Perspectiva Inclusiva no Ensino de Combinatória e de Probabilidade. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 1, p. 39–58, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/215. Acesso em: 5 nov. 2024.