AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICIPIO: REFLEXÕES SOBRE LIMOEIRO DO NORTE/CE

Autores

  • Juliana Késsia UECE

Palavras-chave:

Palavras-chaves: Políticas Inclusão; Educação; PME de Limoeiro do Norte

Resumo

Esse trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica de base qualitativa, desenvolvida mediante o quadro da educação inclusiva da cidade de Limoeiro do Norte-CE. Busca compreender a trajetória histórica-política inclusiva vivenciadas pela pessoa com deficiência durante todo esse processo, com base na Constituição de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Política Nacional de Educação Especial (1994), Declaração de Salamanca (1994), Carta para o Terceiro Milênio (1999), a Convenção da Guatemala (1999), a Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008) e, em especial, do município de  Limoeiro do Norte/CE. Nesta pesquisa foi possível perceber os avanços na construção de políticas, qualificação dos atendimentos, as novas metodologias de avaliação e as formações continuadas para professores e cuidadores na educação básica após a efetivação do Plano Municipal de Educação de Limoeiro do Norte (2015).

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

KÉSSIA, J. AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICIPIO: REFLEXÕES SOBRE LIMOEIRO DO NORTE/CE. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 2, p. 143–153, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/237. Acesso em: 23 dez. 2024.