NECESSIDADES EDUCATIVAS DOS ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE ALGUMAS REIVINDICAÇÕES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Autores

  • Sonia Lira UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Edson Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Dayene Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Vanubia Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Noemia Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Palavras-chave:

Surdos, Reivindicações, Ensino Superior

Resumo

O ensino superior não consegue atender grande parte da população brasileira, além disso, ainda existem dificuldades para o acesso e permanência de segmentos que possuem algumas necessidades educativas específicas, entre eles destacamos a participação dos surdos nas universidades. Diante de tais premissas, este trabalho tem o objetivo de analisar algumas das reivindicações expressas pelos estudantes surdos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus I, através da presença deles no 1º Encontro de Inclusão no Ensino Superior, que teve como temática “O desafio da inclusão e da acessibilidade: direito dos estudantes, dever das instituições”, realizado nos dias 29 e 30 de maio de 2019. Utilizamos a metodologia qualitativa que enfatiza os dados, destacando o fenômeno dentro do contexto. Dessa forma, o uso da observação ocorreu como instrumento importante na investigação, pois ela contribuiu para que os fatos fossem percebidos diretamente. Nesta perspectiva, a ação dos estudantes surdos no evento, com as reivindicações, colocou para a comunidade acadêmica a urgência de ser encaminhada uma política de educação inclusiva que atenda não só aspectos pontuais de suas necessidades, mas favoreça um conjunto de ações planejadas, que possibilitem condições de igualdade na construção do conhecimento dos diversos segmentos, contemplando as necessidades educativas específicas na UFCG.

Biografia do Autor

Sonia Lira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Docente do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande. Coordenadora do
Laboratório de Ensino e Geografia – LAEG/UAG. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro do
Grupo de Pesquisas sobre Políticas e Educação Geográfica (GPPEG).

Edson Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Discente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande. Membro do Grupo de Apoio aos Estudantes
com Deficiência Visual – GRAESDV.

Dayene Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Discente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande. Membro do Grupo de Apoio aos Estudantes com Deficiência Visual – GRAESDV

Vanubia Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Discente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande.

Noemia Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande. Membro do Grupo de Apoio aos Estudantes com
Deficiência Visual – GRAESDV.

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

LIRA, S. M. de; SILVA, E. G. da; SANTOS, D. A. dos; SANTOS, V. M. dos; PEREIRA, N. da S. NECESSIDADES EDUCATIVAS DOS ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE ALGUMAS REIVINDICAÇÕES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 3, n. 2, p. 93–103, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/24. Acesso em: 24 dez. 2024.