PROGRAMA GANHE O MUNDO:

outsiders que criaram redes de interdependência

Autores

Resumo

Este resumo é um recorte da pesquisa de Doutorado em Educação da UFPE que surgiu durante a coleta de dados com estudantes egressos do Programa Ganhe o Mundo. A pesquisa trata sobre histórias de vidas de estudantes do Ensino Médio de Pernambuco, que realizaram o intercâmbio, abordando suas experiências de mobilidade acadêmica internacional (2012-2020). Temos como objetivo geral, analisar o processo de configuração dos estudantes diante da experiência de mobilidade acadêmica, e objetivo específico, identificar as redes de interdependência estabelecidas entre estes estudantes. Para este artigo a metodologia aplicada terá como pressuposto teórico Bardin (2011). Entrevistamos estudantes intercambistas do PGM que foram escolhidos através de sorteio, utilizamos gravações de áudio e imagem. Como resultados da pesquisa em andamento sugerimos: a) que os estudantes criaram redes de interdependência com diversos atores sociais; b) alguns conseguiram responder às agressões dos colegas internacionais e estabeleceram respeito no espaço social em que estavam inseridos e c) outros estudantes não conseguiram reagir às provocações e se isolaram dos colegas mesmo que prejudicasse a sua experiência. Como conclusão, acreditamos que descobriremos mais elementos que nos ajudem a compreender como foram estabelecidas as configurações sociais dos estudantes e como estas redes criadas possibilitaram o usufruto desta experiência em suas trajetórias.

Biografia do Autor

Charles Gomes Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010).

Izabel Adriana Gomes de Sena, Governo do Estado de Pernambuco

Pedagoga, Historiadora. Professora do Grupo Ser Educacional e Gestora da Escola Pública em Pernambuco Advogado José David Gil Rodrigues.

Catarina da Silva Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é Professora Adjunto 3 da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Chefe de Seção de Promoção de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura da Coordenadoria de Atenção e Permanência Estudantil (UFAPE) e Docente do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes - BASis . Tem experiência na área de Educação Física, Educação e Psicomotricidade.

José Luis Simões, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e professor associado 4 da Universidade Federal de Pernambuco. É coordenador dos projetos de extensão universitária "Pirráias da Periferia" e "Gradação - o pré-vestibular da Inclusão". Também é coordenador geral do Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal, evento científico que se encontra na décima edição (2023), com Qualis E1. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e felicidade, educação física, esporte, escola e inclusão social.

Referências

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Edições 70.

Elias, N. (2017). Introdução à Sociologia. Trad.: Maria Luísa Ribeiro Ferreira. São Paulo: Edições 70.

Elias, N., & Scotson, J. L. (2000) Os Estabelecidos e os Outsiders: Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Trad.: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar.

Elias, N. (2011). O Processo Civilizador: Uma história dos costumes. v.1, (2ª ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Elias, N. (1993). O Processo Civilizador: Formação do Estado e Civilização. v. 2, Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Elias, N. (1994). A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Elias, N. (1994). Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Elias, N. (2001). A sociedade de corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Zahar.

Downloads

Publicado

2023-11-25