PROGRAMA GANHE O MUNDO:

outsiders que criaram redes de interdependência

Authors

Abstract

Este resumo é um recorte da pesquisa de Doutorado em Educação da UFPE que surgiu durante a coleta de dados com estudantes egressos do Programa Ganhe o Mundo. A pesquisa trata sobre histórias de vidas de estudantes do Ensino Médio de Pernambuco, que realizaram o intercâmbio, abordando suas experiências de mobilidade acadêmica internacional (2012-2020). Temos como objetivo geral, analisar o processo de configuração dos estudantes diante da experiência de mobilidade acadêmica, e objetivo específico, identificar as redes de interdependência estabelecidas entre estes estudantes. Para este artigo a metodologia aplicada terá como pressuposto teórico Bardin (2011). Entrevistamos estudantes intercambistas do PGM que foram escolhidos através de sorteio, utilizamos gravações de áudio e imagem. Como resultados da pesquisa em andamento sugerimos: a) que os estudantes criaram redes de interdependência com diversos atores sociais; b) alguns conseguiram responder às agressões dos colegas internacionais e estabeleceram respeito no espaço social em que estavam inseridos e c) outros estudantes não conseguiram reagir às provocações e se isolaram dos colegas mesmo que prejudicasse a sua experiência. Como conclusão, acreditamos que descobriremos mais elementos que nos ajudem a compreender como foram estabelecidas as configurações sociais dos estudantes e como estas redes criadas possibilitaram o usufruto desta experiência em suas trajetórias.

Author Biographies

Charles Gomes Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010).

Izabel Adriana Gomes de Sena , Governo do Estado de Pernambuco

Pedagoga, Historiadora. Professora do Grupo Ser Educacional e Gestora da Escola Pública em Pernambuco Advogado José David Gil Rodrigues.

Catarina da Silva Souza , Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é Professora Adjunto 3 da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Chefe de Seção de Promoção de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura da Coordenadoria de Atenção e Permanência Estudantil (UFAPE) e Docente do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes - BASis . Tem experiência na área de Educação Física, Educação e Psicomotricidade.

José Luis Simões , Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e professor associado 4 da Universidade Federal de Pernambuco. É coordenador dos projetos de extensão universitária "Pirráias da Periferia" e "Gradação - o pré-vestibular da Inclusão". Também é coordenador geral do Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal, evento científico que se encontra na décima edição (2023), com Qualis E1. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e felicidade, educação física, esporte, escola e inclusão social.

References

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Edições 70.

Elias, N. (2017). Introdução à Sociologia. Trad.: Maria Luísa Ribeiro Ferreira. São Paulo: Edições 70.

Elias, N., & Scotson, J. L. (2000) Os Estabelecidos e os Outsiders: Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Trad.: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar.

Elias, N. (2011). O Processo Civilizador: Uma história dos costumes. v.1, (2ª ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Elias, N. (1993). O Processo Civilizador: Formação do Estado e Civilização. v. 2, Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Elias, N. (1994). A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Elias, N. (1994). Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Elias, N. (2001). A sociedade de corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Zahar.

Published

2023-11-25

How to Cite

GOMES MARTINS, C.; ADRIANA GOMES DE SENA , I.; DA SILVA SOUZA , C.; LUIS SIMÕES , J. PROGRAMA GANHE O MUNDO: : outsiders que criaram redes de interdependência. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 8, n. 3, p. 53–62, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/2606. Acesso em: 24 nov. 2024.