PROGRAMA GANHE O MUNDO:
outsiders que criaram redes de interdependência
Abstract
Este resumo é um recorte da pesquisa de Doutorado em Educação da UFPE que surgiu durante a coleta de dados com estudantes egressos do Programa Ganhe o Mundo. A pesquisa trata sobre histórias de vidas de estudantes do Ensino Médio de Pernambuco, que realizaram o intercâmbio, abordando suas experiências de mobilidade acadêmica internacional (2012-2020). Temos como objetivo geral, analisar o processo de configuração dos estudantes diante da experiência de mobilidade acadêmica, e objetivo específico, identificar as redes de interdependência estabelecidas entre estes estudantes. Para este artigo a metodologia aplicada terá como pressuposto teórico Bardin (2011). Entrevistamos estudantes intercambistas do PGM que foram escolhidos através de sorteio, utilizamos gravações de áudio e imagem. Como resultados da pesquisa em andamento sugerimos: a) que os estudantes criaram redes de interdependência com diversos atores sociais; b) alguns conseguiram responder às agressões dos colegas internacionais e estabeleceram respeito no espaço social em que estavam inseridos e c) outros estudantes não conseguiram reagir às provocações e se isolaram dos colegas mesmo que prejudicasse a sua experiência. Como conclusão, acreditamos que descobriremos mais elementos que nos ajudem a compreender como foram estabelecidas as configurações sociais dos estudantes e como estas redes criadas possibilitaram o usufruto desta experiência em suas trajetórias.
References
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Edições 70.
Elias, N. (2017). Introdução à Sociologia. Trad.: Maria Luísa Ribeiro Ferreira. São Paulo: Edições 70.
Elias, N., & Scotson, J. L. (2000) Os Estabelecidos e os Outsiders: Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Trad.: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar.
Elias, N. (2011). O Processo Civilizador: Uma história dos costumes. v.1, (2ª ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Elias, N. (1993). O Processo Civilizador: Formação do Estado e Civilização. v. 2, Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Elias, N. (1994). A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Elias, N. (1994). Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Elias, N. (2001). A sociedade de corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Zahar.