AS VALÊNCIAS ABERTAS E AS RELAÇÕES (AUTO)BIOGRÁFICAS DE DONA CREUZA:

uma outsider na política do sertão de Pernambuco

Autores

Palavras-chave:

Trajetória de vida, Biografia, Memórias

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar a trajetória educacional e política de Dona Creuza: uma sertaneja do estado de Pernambuco, professora da educação básica, prefeita por três vezes no município de Salgueiro e ex-deputada federal, atualmente com 87 anos de idade.  Foram realizadas entrevistas com a biografada, familiares e amigos em comparação ao diagrama do constructo do “eu” fonte (Souza, 2021). Na análise, aparecem conceitos, como: estabelecidos-outsiders, valências abertas, configuração, relações biográficas, nó górdio; termos defendidos pelos autores, como: Elias (2001; 2005) Elias e Scotson (2000) e Josso (2009; 2012). Depreende-se que a biografada possui significativa autopercepção da sua trajetória, de autoestima elevada, e papel social definido em seu local de moradia, expressando, inclusive, futuros projetos políticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Moura Alencar, UFPE Universidade Federal de Pernambuco

Especialista em Programação de Ensino em Língua Portuguesa pela Faculdade de Formação de Professores de Petrolina. Especialista em mídias na educação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Linha de pesquisa Identidades e Memórias.

Paulo Fernando de Vasconcelos Dutra, UFPE Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Linha de pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação

Edilson Fernandes de Souza, UFPE Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação Física/Estudos do Lazer, com ênfase em História e Sociologia do Esporte e Lazer pela Universidade Estadual de Campinas (1998).  Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Linha de pesquisa Identidades e Memórias

Referências

Borges, V. P. (2015). Fontes biográficas: grandezas e misérias da biografia. In C. B. Pinsky (Org.). Fontes históricas. 3. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contextos,

Elias, N., & Scotson, J. L. (2000). Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar,

Elias, N. (1994). A sociedade dos indivíduos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Elias, N. (2001). Norbert Elias por ele mesmo. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Elias, N. (2005). Introdução à sociologia. Trad. Maria Luísa Ribeiro Ferreira: Lisboa, Edições 70, LDA.

Josso, M. C. (2018). O caminhar para si: uma perspectiva de formação de adultos e de professores. Revista @mbienteeducação, São Paulo, 2(2), p. 136–139. DOI: 10.26843/v2.n2. 2009.560.p136-139. https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/560.

Josso, M. C. (2020). Histórias de vida e formação: suas funcionalidades em pesquisa, formação e práticas sociais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], 5(13), p. 40–54, DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p40-54. https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8423.

Josso, M. C. (2012). Fecundação mútua de metodologias e de saberes em pesquisa-formação experiencial. Observações fenomenológicas de figuras do acompanhamento e novas conceituações. In.: Passeggi, M. da C., Abrahão, M. H. M. B. (org.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Tomo II. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB.

Oliveira, C. A. M. de, & Passeggi, M. da C. (2021). Escritas de si e desenvolvimento profissional em classe hospitalar: memórias, capital autobiográfico e ethos docente. In.: Passeggi, M. da C., Sá Junior, L. A. de, Barbosa, T. M. N. (org.). Educação e experiência: narrativas em múltiplos contextos. Natal: EDUFRN.

Souza, E. F. de (2021). À luz do candeeiro e o constructo do ‘eu’ fonte: educação pela arte, ciência e política. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, [S. l.], p. e66773, p. 1–325, DOI: 10.5902/2318133866773. 10. https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/66773.

Downloads

Publicado

2023-11-25

Como Citar

MOURA ALENCAR, M. de F.; DE VASCONCELOS DUTRA, P. F.; DE SOUZA, E. F. AS VALÊNCIAS ABERTAS E AS RELAÇÕES (AUTO)BIOGRÁFICAS DE DONA CREUZA:: uma outsider na política do sertão de Pernambuco. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 8, n. 3, p. 43–52, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/2640. Acesso em: 21 nov. 2024.