AS VALÊNCIAS ABERTAS E AS RELAÇÕES (AUTO)BIOGRÁFICAS DE DONA CREUZA:
uma outsider na política do sertão de Pernambuco
Keywords:
Trajetória de vida, Biografia, MemóriasAbstract
O artigo tem por objetivo apresentar a trajetória educacional e política de Dona Creuza: uma sertaneja do estado de Pernambuco, professora da educação básica, prefeita por três vezes no município de Salgueiro e ex-deputada federal, atualmente com 87 anos de idade. Foram realizadas entrevistas com a biografada, familiares e amigos em comparação ao diagrama do constructo do “eu” fonte (Souza, 2021). Na análise, aparecem conceitos, como: estabelecidos-outsiders, valências abertas, configuração, relações biográficas, nó górdio; termos defendidos pelos autores, como: Elias (2001; 2005) Elias e Scotson (2000) e Josso (2009; 2012). Depreende-se que a biografada possui significativa autopercepção da sua trajetória, de autoestima elevada, e papel social definido em seu local de moradia, expressando, inclusive, futuros projetos políticos.
References
Borges, V. P. (2015). Fontes biográficas: grandezas e misérias da biografia. In C. B. Pinsky (Org.). Fontes históricas. 3. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contextos,
Elias, N., & Scotson, J. L. (2000). Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Trad. de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar,
Elias, N. (1994). A sociedade dos indivíduos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Elias, N. (2001). Norbert Elias por ele mesmo. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Elias, N. (2005). Introdução à sociologia. Trad. Maria Luísa Ribeiro Ferreira: Lisboa, Edições 70, LDA.
Josso, M. C. (2018). O caminhar para si: uma perspectiva de formação de adultos e de professores. Revista @mbienteeducação, São Paulo, 2(2), p. 136–139. DOI: 10.26843/v2.n2. 2009.560.p136-139. https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/560.
Josso, M. C. (2020). Histórias de vida e formação: suas funcionalidades em pesquisa, formação e práticas sociais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], 5(13), p. 40–54, DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n13.p40-54. https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8423.
Josso, M. C. (2012). Fecundação mútua de metodologias e de saberes em pesquisa-formação experiencial. Observações fenomenológicas de figuras do acompanhamento e novas conceituações. In.: Passeggi, M. da C., Abrahão, M. H. M. B. (org.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Tomo II. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB.
Oliveira, C. A. M. de, & Passeggi, M. da C. (2021). Escritas de si e desenvolvimento profissional em classe hospitalar: memórias, capital autobiográfico e ethos docente. In.: Passeggi, M. da C., Sá Junior, L. A. de, Barbosa, T. M. N. (org.). Educação e experiência: narrativas em múltiplos contextos. Natal: EDUFRN.
Souza, E. F. de (2021). À luz do candeeiro e o constructo do ‘eu’ fonte: educação pela arte, ciência e política. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, [S. l.], p. e66773, p. 1–325, DOI: 10.5902/2318133866773. 10. https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/66773.