A LEITURA FRUIÇÃO DO LIVRO AS GIRAFAS NÃO SABEM DANÇAR: VIVÊNCIAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
vivência de inclusão na Educação Infanril
Palavras-chave:
Inclusão escolar; Leitura fruição; Educação infantilResumo
Acreditamos na importância de despertar nas crianças com deficiência a prática de leitura desde cedo, com o intuito de provocar nelas interesse, fascínio e prazer por essas atividades. Entretanto, muitas vezes a investida na leitura no âmbito escolar ocorre postergando o deleite, propondo atividades utilitaristas, enfadonhas, que cobram respostas padronizadas. Este trabalho se faz relevante, pois reflete sobre a formação de leitora de crianças com deficiência na fase inicial de escolarização, e sobre a construção de um autoconceito positivo delas, bem como propõem a inclusão escolar. Tivemos como objetivo principal desenvolver nos aprendizes as habilidades de comunicação nas suas várias formas de linguagens, incentivando a expressão corporal, oral, escrita e o respeito a diversidade. Classificamos esta pesquisa como descritiva (Gil, 2008), tendo como metodologia além da leitura da história As Girafas Não Sabem Dançar, a sugestão de atividades de movimentos corporais e de dança, ao som do poema musicado A Arca de Noé de Vinícius de Moraes para uma turma do nível V/Pré II de uma escola pública municipal de Campina Grande-PB. Fizeram parte desse estudo 25 sujeitos entre 5 a 6 anos e 11 meses de idade sendo 3 desses com deficiência. Para o nosso aporte teórico nos valemos dos estudos de Avelino (2012) sobre a leitura fruição com crianças pequenas, Mantoan (2015) sobre a inclusão escolar, Held (2009), dentre outros. Nesta experiência de contato com a leitura fruição e a dança, as crianças puderam experimentar a imersão lúdica, adquirindo um autoconceito positivo, construindo um lugar mais acolhedor e menos excludente.
Referências
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