ASCENSÃO SOCIAL DE UM DISCENTE COM CEGUEIRA: DO PROCESSO SELETIVO AO INGRESSO À UNIVERSIDADE

Autores

Palavras-chave:

Narrativas, Deficiência visual, Educação Básica, Ascensão social

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender como os aprendizados no processo escolar e familiar de um discente com cegueira proporcionaram reflexões formativas para sua ascensão social da educação básica à universidade. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizamos como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica por meio das narrativas desse discente. Como resultado, inferimos que o acesso e a permanência do discente com deficiência visual na sua trajetória educacional é fruto do apoio familiar e das instituições inclusivas que acompanharam seu crescimento e promoveram êxito social através dos estudos contribuindo para a sua formação e transformação do ser em construção. Ressaltamos a importância das leis e decretos que asseguram de fato a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência, e possibilitam suporte para que outros discentes acessem ao ensino superior.

Biografia do Autor

João Paulo Barbosa, Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV) de Mossoró-RN

Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2019). Tem experiência na área de Direito. Publicação de capítulo de livro, intitulado: As políticas de inclusão no curso de direito da uern: adequações dos documentos legais, orgs. Patrícia Cristina de Aragão, Alcione ferreira da Silva - Diversidades, Culturas, Educação e re-Existências : construindo mundo que virá, vol 2, Mentes Abertas. Atualmente é membro do Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV) de Mossoró. 

Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Tem Especialização em Inclusão pela Rede Municipal de Educação de Mossoró/RN, Curso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), de Intérprete de LIBRAS, pela UERN e Curso de LEDOR, este pela CESGRANRIO, Curso de Legendagem para Surdos e Ensurdecidos, pela UFRN, Curso de Audiodescrição pela UFRN, Curso de Orientação e Mobilidade. Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi bolsista de produtividade da UERN, membro dos Grupos de Pesquisa em Educação, Memória, (Auto) Biografia e Inclusão (GEPEMABI) da UERN e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação do Ceará (GEPHEC), da Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da UERN e representante da Linha de Pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão, no Programa de Pós Graduação em Educação/POSEDUC, vinculada ao Programa Interinstitucional de Doutorado em Ciências da Saúde (DINTER), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como co-orientadora. É Diretora da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), membro Titular da Comissão de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UERN, membro representando a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Junta Multiprofissional da UERN. Bolsista de Produtividade da UERN. Coordena pesquisas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Inovação Tecnológica (PIBIT) sobre a perspectiva (auto) biográfica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com apoio do CNPq, pesquisas sobre Deficiência Auditiva, Deficiência Física, Deficiência Visual e Deficiência Intelectual financiadas pela UERN e pelo CNPq, respectivamente. Coordenou pesquisa com apoio da Fundação de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). Parecerista Ad Hoc junto à Comissão Permanente de Pesquisa (CPP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Membro Titular da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, da UERN. Reúne experiência em pesquisas e extensão com populações camponesas, migrantes, Povos do Mar, Povos do Campo, Quilombolas, Caiçaras, em projetos Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Trabalho com a Metodologia da História Oral e (Auto) Biografia

Stenio de Brito Fernandes, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do estado do Rio Grande do Norte– SEEC/RN

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e relaciona-se à linha de pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão. Especialista em Mídia na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UERN) (2015). Especialista em História do Brasil República pela UERN (2005), possui graduação em Geografia pela UERN (1999). Atualmente é professor estatutário no município de Porto do Mangue/RN (2003), e professor concursado do Estado do Rio Grande do Norte (RN) (2006), alocado no Centro Regional de Educação Especial de Mossoró - CREE-MOS, no município de Mossoró-RN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória (Auto) Biográfica e Inclusão (GEPEMABI/UERN). Participou do curso na área da Educação Especial com ênfase no Atendimento Educacional Especializado - AEE (2023). Participo do Projeto de Pesquisa em andamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPEG/UERN), intitulado: Ascensão Social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. Faço parte do Projeto de Extensão, intitulado: Histórias de Vida em Música, Teatro e Desenho: Vozes Silenciadas ? Ação desenvolvida pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN). Tem experiência na área de Educação no Ensino Fundamental II e EJA no Ensino de Geografia, Educação Inclusiva e Narrativas (auto) Biográficas.

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Natal central, na linha de História, Memória e Historiografia da Educação Profissional. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN na linha de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente (2015). Especialista em Educação, na área de Ensino e Currículo (2010) pela UERN e graduada em Pedagogia pela UERN (2007). Professora de Didática, em regime de dedicação exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. Professora do curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade do IFRN, Campus Mossoró. Atuou como professora efetiva da Educação Infantil na rede pública municipal (2010 a 2012). Atuou como professora colaboradora do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UERN de 2010 a 2015 ministrando disciplinas pedagógicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na educação profissional, prática de ensino e saberes docentes, educação e trabalho, didática, alfabetização e letramento, educação infantil, desenvolvimento profissional, educação inclusiva e narrativas (auto) biográficas.

Francinilda Honorato dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Bacharelado em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA. Especialização em Psicopedagogia - INTA. Atualmente é secretária do Curso de Especialização em Educação da Faculdade de Educação – FE/UERN.

Referências

Borba, M. C., & Penteado, M. G. (2011). Informática e educação matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. (4ª ed.) Belo Horizonte: Autêntica.

Belloni, M. L. (2009). O que é mídia-educação. (3ª ed.). rev. Campinas-SP: Autores Associados.

Brasil. Decreto nº 6.949. (2007). Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Publicado no Diário Oficial da União em 25 de agosto de 2009.

Brasil. Congresso Nacional. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Centro Gráfico.

Brasil. Decreto 3.298. (1999). Dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Publicado no Diário Oficial da União em 21 de dezembro de 1999. Brasil

Brasil. Decreto Nº 7.611. (2011). Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Publicado no Diário Oficial da União em de 17 de novembro de 2011. Brasil.

Brasil. Lei nº 12.711. (2012). Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União - Seção 1 - 30 de agosto de 2012.

Brasil. Lei Nº. 13.146. (2015). Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Publicado no Diário Oficial da União em 07 de julho de 2015. Brasil

Brasil. Lei Nº 5.692. (1971). Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus. Diário Oficial da União - Seção 1 - 12 de agosto 1971.

Brasil. Lei Nº 7.853. (1989). Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Publicado no Diário Oficial da União em 24 de outubro de 1989. Brasil.

Chacon, M. C. M. (2011). Aspectos relacionais, familiares e sociais da relação pai-filho com deficiência física. Revista Brasileira de Educação Especial, 17(3), 441-458. https://repositorio.unesp.br/.

Decreto nº 6949 (2009). Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Portal da Educação. 25 de agosto de 2009. https://www.portaleducacao.com.br/.

Galvão Filho, T. A., & Damasceno, L. L. (2006). Tecnologias Assistivas para Autonomia do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais. Revista Inclusão, Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (SEESP/MEC), 2(2), 25-32.

Jerusalinsky, A. N. (2000). Acompanhamento terapêutico. In: Revista de Psicanálise.

Josso, M. C. (2007). A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, 3(63), 413-438.

Josso. M. C. (2010). Experiência de vida e formação. (2ª ed.). rev. e amp. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus.

Laplanche, J., & Pontalis, J. B. (2001). Vocabulário da psicanálise. (4ª ed.). São Paulo: Martins Fontes.

Lei Brasileira de Inclusão. (2015). Guia sobre a LBI digital. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. https://www.maragabrilli.com.br/.

Mantoan, M. T. E. (2003). Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? (2ª ed.). São Paulo: Moderna.

Minayo, M. C. de S. (2002). (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. (18ª ed.). Petrópolis: Vozes.

Oliveira, I. G. de., & Poletto, M. (2015). Vivências emocionais de mães e pais de filhos com deficiência. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto, 16(2), 102-119. http://pepsic.bvsalud.org/.

Sá, S. M. P., & Rabinovich, E. P. (2006). Compreendendo a família da criança com deficiência física. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 16(1), 68-84. http://www.revistas.usp.br/.

Souza, E. C. de. (2006). A Arte de Contar e Trocar Experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, 25(11), 22-39. https://periodicos.ufrn.br/.

Downloads

Publicado

2025-01-04

Como Citar

BARBOSA, J. P.; OLIVEIRA AGUIAR, A. L.; DE BRITO FERNANDES, S.; NOGUEIRA DE OLIVEIRA FERNANDES, A.; HONORATO DOS SANTOS, F. ASCENSÃO SOCIAL DE UM DISCENTE COM CEGUEIRA: DO PROCESSO SELETIVO AO INGRESSO À UNIVERSIDADE. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 93–113, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/2760. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - “Da barbárie e esgarçamento da democracia à urgente inclusão de políticas igualitárias”.