INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA: UMA ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DAS CRIANÇAS SURDAS

Autores

  • Rosário Sunde Universidade Pedagógica Nampula, África.

Palavras-chave:

intervenção psicológica; criança; surdez; inclusão escolar

Resumo

O presente artigo com tema, intervenção psicológica: uma estratégia para a inclusão escolar das crianças
surdas, objetiva analisar o processo de integração das crianças com deficiências auditivas em salas normais
e propor estratégias de intervenção do psicólogo nas atividades escolares. O estudo é fruto de leituras e
experiências da realidade das escolas moçambicanas inseridas no processo de inclusão. Em muitas escolas,
as crianças com deficiências auditivas são integradas em salas normais, em companhia de outras crianças,
consideradas “normais”, sob orientação do mesmo professor que, em muitos casos, sem condições técnicas
e profissionais para acompanhar a aprendizagem dessas crianças. Em outras situações, a criança surda além
do problema de audição, traz consigo outras deficiências, como é o caso de deficiência mental, problemas de
autoregulação emocional e outras demandas que o professor, sozinho, não é capaz de entender. Neste artigo
propomos a necessidade de um trabalho de equipe, sobretudo, com apoio de psicólogos dentro das escolas.

Biografia do Autor

Rosário Sunde, Universidade Pedagógica Nampula, África.

Doutorando em Psicologia (área de concentração: Psicologia Clínica) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-
Brasil. Mestrado em Administração e Gestão Escolar pela Universidade Pedagógica Nampula. Docente da Universidade Pedagógica Nampula,
África.

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Publicado

2020-01-24

Como Citar

SUNDE, R. M. INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA: UMA ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DAS CRIANÇAS SURDAS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 3, n. 1, p. 32–45, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/29. Acesso em: 23 nov. 2024.