INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA: UMA ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DAS CRIANÇAS SURDAS
Keywords:
intervenção psicológica; criança; surdez; inclusão escolarAbstract
O presente artigo com tema, intervenção psicológica: uma estratégia para a inclusão escolar das crianças
surdas, objetiva analisar o processo de integração das crianças com deficiências auditivas em salas normais
e propor estratégias de intervenção do psicólogo nas atividades escolares. O estudo é fruto de leituras e
experiências da realidade das escolas moçambicanas inseridas no processo de inclusão. Em muitas escolas,
as crianças com deficiências auditivas são integradas em salas normais, em companhia de outras crianças,
consideradas “normais”, sob orientação do mesmo professor que, em muitos casos, sem condições técnicas
e profissionais para acompanhar a aprendizagem dessas crianças. Em outras situações, a criança surda além
do problema de audição, traz consigo outras deficiências, como é o caso de deficiência mental, problemas de
autoregulação emocional e outras demandas que o professor, sozinho, não é capaz de entender. Neste artigo
propomos a necessidade de um trabalho de equipe, sobretudo, com apoio de psicólogos dentro das escolas.