EDUCAÇÃO HOSPITALAR: CLASSES HOSPITALARES EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS SÃO REALMENTE INCLUSIVAS?

Autores

  • Lelia Bezzan Universidade de Brasília
  • Gerson de Souza Mol Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Resumo

A portaria de atenção aos pacientes raros assinada em 2014 proporcionou o protagonismo de um grupo de pacientes que luta pela garantia dos seus direitos, nesta luta a educação faz parte dos direitos e do que se chama de uma rotina de vida normal. Os caminhos deste grupo de pacientes se cruzam com as políticas nacionais de inclusão escolar. As classes hospitalares são uma resposta ao estabelecimento deste direito e motivação do presente estudo como uma tentativa de compreender de que maneira o serviço acontece nos hospitais universitários. Para isso a partir de contatos com os grupos de pacientes raros surgem quatro equipes de hospitais universitários e a técnica de coleta de dados escolhida para o estudo foram entrevistas semiestruturadas com as equipes destes hospitais para posterior análise dos dados obtidos de maneira a responder à pergunta da pesquisa: são realmente inclusivas as classes hospitalares dos hospitais universitários em estudo?

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

BEZZAN, L.; DE SOUZA MOL, G. EDUCAÇÃO HOSPITALAR: CLASSES HOSPITALARES EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS SÃO REALMENTE INCLUSIVAS?. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 165–181, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3206. Acesso em: 11 dez. 2024.