EDUCAÇÃO HOSPITALAR: CLASSES HOSPITALARES EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS SÃO REALMENTE INCLUSIVAS?

Authors

  • Lelia Bezzan Universidade de Brasília
  • Gerson de Souza Mol Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Abstract

A portaria de atenção aos pacientes raros assinada em 2014 proporcionou o protagonismo de um grupo de pacientes que luta pela garantia dos seus direitos, nesta luta a educação faz parte dos direitos e do que se chama de uma rotina de vida normal. Os caminhos deste grupo de pacientes se cruzam com as políticas nacionais de inclusão escolar. As classes hospitalares são uma resposta ao estabelecimento deste direito e motivação do presente estudo como uma tentativa de compreender de que maneira o serviço acontece nos hospitais universitários. Para isso a partir de contatos com os grupos de pacientes raros surgem quatro equipes de hospitais universitários e a técnica de coleta de dados escolhida para o estudo foram entrevistas semiestruturadas com as equipes destes hospitais para posterior análise dos dados obtidos de maneira a responder à pergunta da pesquisa: são realmente inclusivas as classes hospitalares dos hospitais universitários em estudo?

References

Brasil. Ministério da Educação. (2002). Classe Hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar–estratégias e orientações. Brasília: MEC/SEESP.

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 35. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

Brasil. (1990). Ministério da Educação e do Desporto. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília.

Costa, J. M., & Rolim, C, L, A. (2022).

Educação hospitalar: inter-relação entre educação formal e não formal. Revista Humanidade e inovação. 9(2).

Decreto nᵒ 1044, de 21 de outubro de 1969. Dispõe sobre o tratamento excepcional para alunos portadores de afecções congênitas ou adquiridas.https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-1044-21-outubro1969-373565-publicacaooriginal-1-pe.html.

Lei 9394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf.

Freire, P. (1995). Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

Godoy, A. S. (1995). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, São Paulo, 35(3), 20-29. http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n3/a04v35n3.pdf.

Haguette, T. M. F. (1997). Metodologias qualitativas na Sociologia. 5ª ed. Petrópolis: Vozes.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (1996). Técnicas de pesquisa. 3ª edição. São Paulo: Editora Atlas.

Matos, E., Lucia M., Mugiatti, M. M. T. (2009). Escolarização hospitalar: educação e saúde de mãos dadas para humanizar. Rio de Janeiro: Vozes.

Marques, A. C. T. L., & Marandino, M. (2018). Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Educação e Pesquisa, 44, 1-19. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022018000100431&lng= pt&nrm=iso

Mol, G., Caixeta, J., & Bezzan, L. (2023). THE KNOWLEDGE OF PATIENTS IN THE GROUP “I FIGHT FOR IMUNO BRASIL”1 ABOUT HOSPITAL CLASS. New Trends in Qualitative Research, 17, e816. https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e816

Mol, G. S. (2017). Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), 5(9), 495-513.

Ortiz, L., & Freitas, S. (2001). Classe Hospitalar: um olhar sobre sua práxis educacional. R. bras. Est. pedag., Brasília, 82(200/201/202), 70-77.

Pedreira, A. J. (2021). Experiências em Ensino de Ciências. 17(1).

Pinel, H. (2011). O diálogo potente entre Paulo Freire e Sartre; uma aplicação à Educação Especial Hospitalar escolar e não escolar. Vitória: Do Autor.

Santos, D., & Mohr, A. (2005). O Ensino De Ciências Na Classe Hospitalar: Identificação da Literatura e Análise Da Temática Presente Nos Artigos; Associação Brasileira de Pesquisa em EDUCAÇÃO em Ciências ATAS DO V ENPEC – n.5.

Schilke, A. L., & Arosa, A. C. (2011). Classe hospitalar: espaço de educação escolar e processos educativos formais, não formais e informais. In: X Congresso nacional de educação –EDUCERE. Anais eletrônicos. Curitiba: Champagnat.

Uliana, M., & Rosa, Mol, G. S. (2019). A legislação e o processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência. In Gerson Mol (org.). O ensino de Ciências na escola inclusiva.! ed. Campos dos Goitacazes – RJ: Brasil Multicultural, 1, 40-58.

Vasconcelos, S. M. F. (2015). Histórias de formação de professores para a classe hospitalar. Revista Educação Especial, Santa Maria, 28(51), 27-40. https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/

Vigotski, L. S. (2008). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins fontes, 2000b.

Wallon, H. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Petrópolis: Vozes

Published

2024-10-11

How to Cite

BEZZAN, L.; DE SOUZA MOL, G. EDUCAÇÃO HOSPITALAR: CLASSES HOSPITALARES EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS SÃO REALMENTE INCLUSIVAS?. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 165–181, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3206. Acesso em: 21 nov. 2024.