ABORDAGEM DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Kariny Rayane Lira Costa1 rede estadual de ensino do estado da Paraíba – Brasil.
  • Fabíola Gonçalves UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Abordagem de Gênero; Heteronormatividade; Livro Didático

Resumo

Este trabalho discute a abordagem de gênero publicada em livros didáticos. Foram analisados livros didáticos
de 4º e 5º ano do ensino fundamental de Língua Portuguesa, levando em conta a polêmica que a temática de
gênero e sexualidade trazem consigo, as questões relacionadas à sexualidade não possuem a devida visibilidade
dentro das salas de aula, por fazermos parte de uma sociedade que classifica os padrões de comportamento
de gênero regidos pela heteronormatividade. Diante das análises foi possível perceber que a temática de
gênero quando não é ignorada, é brevemente mencionada, evidenciando que pouco se retrata esse tema
no livro didático. A partir dos resultados, é possível defender que a escola contemple em seu currículo uma
atenção significativa para discussão de gênero, possibilitando a formação aos professores para proporcionarem
aos educandos práticas pedagógicas que valorizem as diferenças e o respeito dentro e fora da escola

Biografia do Autor

Kariny Rayane Lira Costa1, rede estadual de ensino do estado da Paraíba – Brasil.

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB/Brasil. Professora da rede estadual de ensino
do estado da Paraíba – Brasil.

Fabíola Gonçalves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba. Professora do Programa de Pós-Graduação Profissional de Formação de Professores - PPGFP da Universidade Estadual da Paraíba. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2020-01-24