ABORDAGEM DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Keywords:
Abordagem de Gênero; Heteronormatividade; Livro DidáticoAbstract
Este trabalho discute a abordagem de gênero publicada em livros didáticos. Foram analisados livros didáticos
de 4º e 5º ano do ensino fundamental de Língua Portuguesa, levando em conta a polêmica que a temática de
gênero e sexualidade trazem consigo, as questões relacionadas à sexualidade não possuem a devida visibilidade
dentro das salas de aula, por fazermos parte de uma sociedade que classifica os padrões de comportamento
de gênero regidos pela heteronormatividade. Diante das análises foi possível perceber que a temática de
gênero quando não é ignorada, é brevemente mencionada, evidenciando que pouco se retrata esse tema
no livro didático. A partir dos resultados, é possível defender que a escola contemple em seu currículo uma
atenção significativa para discussão de gênero, possibilitando a formação aos professores para proporcionarem
aos educandos práticas pedagógicas que valorizem as diferenças e o respeito dentro e fora da escola