INCLUSÃO DO SURDO NO CINEMA: O PROCESSO DE ACESSIBILIDADE NAS SALAS DO CINEMA CONFORME A LEI 13.146/15

Autores

Palavras-chave:

Narrativas. Inclusão. Cinema. Surdez. Lei 13.146/15.

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender como ocorre o processo de inclusão do surdo nas salas do cinema a parte do que garante a Lei 13.146/15. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como metodologia a pesquisa (auto)biográfica por meio das narrativas de um sujeito surdo e de seus familiares. Apontamos como resultado, que, embora a consonância das leis com a causa da inclusão e comprometidas com a melhor inserção das pessoas com deficiência, ocorre uma carência da presença de tecnologias assistivas nas salas de cinema, sobretudo, em Mossoró/RN. Percebemos nas narrativas do entrevistado um desejo para que os surdos sejam incluídos nas salas do cinema conforme a Lei 13.146/15, garantindo a participação das pessoas com deficiência. Sabemos da relevância da Lei Instrução Normativa nº 128/2016 que garantem a acessibilidade dos surdos nas salas de cinema. Compreender o processo de inclusão do surdo no cinema, transcende os limites das paredes da sala de cinema, se torna um entendimento amplo de todo o contexto que ultrapassa as questões estruturais e comportamentais da sociedade.

Biografia do Autor

Adriano Pinheiro de Andrade Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2019). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006). Experiência no ensino superior durante o estágio de docência como bolsista. Atuei como Agente técnico especializado/operador de Áudio – Reitoria Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas – DAIN/UERN. Experiência na área de TV como Repórter Cinematográfico. Atuou ministrando aula de História em instituições de ensino e grupos culturais. Tem Especialização em Mídias na Educação pela NEAD/UERN. Atualmente, é professor substituído do departamento de educação da UERN.  

Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Tem Especialização em Inclusão pela Rede Municipal de Educação de Mossoró/RN, Curso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), de Intérprete de LIBRAS, pela UERN e Curso de LEDOR, este pela CESGRANRIO, Curso de Legendagem para Surdos e Ensurdecidos, pela UFRN, Curso de Audiodescrição pela UFRN, Curso de Orientação e Mobilidade. Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi bolsista de produtividade da UERN, membro dos Grupos de Pesquisa em Educação, Memória, (Auto) Biografia e Inclusão (GEPEMABI) da UERN e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação do Ceará (GEPHEC), da Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da UERN e representante da Linha de Pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão, no Programa de Pós Graduação em Educação/POSEDUC, vinculada ao Programa Interinstitucional de Doutorado em Ciências da Saúde (DINTER), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como co-orientadora. É Diretora da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), membro Titular da Comissão de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UERN, membro representando a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Junta Multiprofissional da UERN. Bolsista de Produtividade da UERN. Coordena pesquisas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Inovação Tecnológica (PIBIT) sobre a perspectiva (auto) biográfica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com apoio do CNPq, pesquisas sobre Deficiência Auditiva, Deficiência Física, Deficiência Visual e Deficiência Intelectual financiadas pela UERN e pelo CNPq, respectivamente. Coordenou pesquisa com apoio da Fundação de Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). Parecerista Ad Hoc junto à Comissão Permanente de Pesquisa (CPP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Membro Titular da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, da UERN. Reúne experiência em pesquisas e extensão com populações camponesas, migrantes, Povos do Mar, Povos do Campo, Quilombolas, Caiçaras, em projetos Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Trabalho com a Metodologia da História Oral e (Auto) Biografia.

Stenio de Brito Fernandes, Secretaria de Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e relaciona-se à linha de pesquisa Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão. Especialista em Mídia na Educação pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UERN) (2015). Especialista em História do Brasil República pela UERN (2005), possui graduação em Geografia pela UERN (1999). Atualmente é professor estatutário no município de Porto do Mangue/RN (2003), e professor concursado do Estado do Rio Grande do Norte (RN) (2006), alocado no Centro Regional de Educação Especial de Mossoró - CREE-MOS, no município de Mossoró-RN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memória (Auto) Biográfica e Inclusão (GEPEMABI/UERN). Participou do curso na área da Educação Especial com ênfase no Atendimento Educacional Especializado - AEE (2023). Participo do Projeto de Pesquisa em andamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPEG/UERN), intitulado: Ascensão Social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. Faço parte do Projeto de Extensão, intitulado: Histórias de Vida em Música, Teatro e Desenho: Vozes Silenciadas ? Ação desenvolvida pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UERN). Tem experiência na área de Educação no Ensino Fundamental II e EJA no Ensino de Geografia, Educação Inclusiva e Narrativas (auto) Biográficas.

Referências

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

PINHEIRO DE ANDRADE SANTOS, A.; OLIVEIRA AGUIAR, A. L.; DE BRITO FERNANDES, S. INCLUSÃO DO SURDO NO CINEMA: O PROCESSO DE ACESSIBILIDADE NAS SALAS DO CINEMA CONFORME A LEI 13.146/15. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 2, p. 176–194, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3421. Acesso em: 30 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Diálogos para pensar a educação de estudantes surdos com deficiências a partir de uma abordagem bilíngue e bicultural