BARREIRAS ATITUDINAIS, DILEMA DE UMA MULHER DEFICIENTE VISUAL: TRAJETÓRIA LABORAL E ACADÊMICA

Autores

Palavras-chave:

capacitismo; deficiência visual; Currículo oculto.

Resumo

O presente artigo aborda sobre a trajetória de uma mulher com deficiência visual no ambiente de trabalho e na vida educacional, despindo-se do silenciamento e incorporando as lutas anticapacitistas, tendo dado ênfase às suas potencialidades, Currículo oculto, capacitismo, descumprimento legal por parte das instituições de ensino e empregadoras, invisibilidade profissional, silenciamento e a escrita como instrumento de emponderamento ante tantas injustiças e desrespeito com as pessoas com deficiência. À luz da abordagem qualitativa, do método indutivo, e da pesquisa de campo identificou-se que o capacitismo velado sofrido pelas pessoas com deficiência na escola e no trabalho, O silenciamento destas pessoas ocorre na maioria das vezes de modo intencional e maldoso, que as ações capacitistas seguem sendo um fator cultural, político, econômico e social, manifestadas na sutileza do currículo oculto.

Biografia do Autor

Sr, Instituto Federal do Acre

Doutor em Ensino pelo IOC - Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz do Rio de Janeiro/RJ (2017), com tese sobre o ensino tecnológico para pessoas com deficiência; mestrado acadêmico em Desenvolvimento Local pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande/MS (2008); aperfeiçoamento em Ciências, Tecnologia e Educação na Amazônia pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz do Rio de Janeiro/RJ (2013), pós-graduação (lato sensu - especialização) em Gestão Econômica e Financeira pelo CESD - Centro de Ensino Superior de Dracena/SP (2002) e graduação em Ciências Contábeis (2000) e em Administração (2002) pelo CESD - Centro de Ensino Superior de Dracena/SP. Docente efetivo na área de Administração do Campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (IFAC).

Srª, Instituto Federal do Acre

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense- UFF. Mestra em letras: linguagem e Identidade - UFAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Especializações em: Pedagogia Gestora. Língua Brasileira de Sinais e Tecnologias em Educação - PUC/Rio. Docente EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre.

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Publicado

2022-02-22