BARREIRAS ATITUDINAIS, DILEMA DE UMA MULHER DEFICIENTE VISUAL: TRAJETÓRIA LABORAL E ACADÊMICA

Authors

Keywords:

capacitismo; deficiência visual; Currículo oculto.

Abstract

O presente artigo aborda sobre a trajetória de uma mulher com deficiência visual no ambiente de trabalho e na vida educacional, despindo-se do silenciamento e incorporando as lutas anticapacitistas, tendo dado ênfase às suas potencialidades, Currículo oculto, capacitismo, descumprimento legal por parte das instituições de ensino e empregadoras, invisibilidade profissional, silenciamento e a escrita como instrumento de emponderamento ante tantas injustiças e desrespeito com as pessoas com deficiência. À luz da abordagem qualitativa, do método indutivo, e da pesquisa de campo identificou-se que o capacitismo velado sofrido pelas pessoas com deficiência na escola e no trabalho, O silenciamento destas pessoas ocorre na maioria das vezes de modo intencional e maldoso, que as ações capacitistas seguem sendo um fator cultural, político, econômico e social, manifestadas na sutileza do currículo oculto.

Author Biographies

Cesar Gomes de Freitas, Instituto Federal do Acre

Doutor em Ensino pelo IOC - Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz do Rio de Janeiro/RJ (2017), com tese sobre o ensino tecnológico para pessoas com deficiência; mestrado acadêmico em Desenvolvimento Local pela UCDB - Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande/MS (2008); aperfeiçoamento em Ciências, Tecnologia e Educação na Amazônia pelo Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz do Rio de Janeiro/RJ (2013), pós-graduação (lato sensu - especialização) em Gestão Econômica e Financeira pelo CESD - Centro de Ensino Superior de Dracena/SP (2002) e graduação em Ciências Contábeis (2000) e em Administração (2002) pelo CESD - Centro de Ensino Superior de Dracena/SP. Docente efetivo na área de Administração do Campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (IFAC).

Valdirene Nascimento da Silva Oliveira, Instituto Federal do Acre

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense- UFF. Mestra em letras: linguagem e Identidade - UFAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Especializações em: Pedagogia Gestora. Língua Brasileira de Sinais e Tecnologias em Educação - PUC/Rio. Docente EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre.

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Published

2022-02-22

How to Cite

DINIZ, A.; GOMES DE FREITAS, C.; NASCIMENTO DA SILVA OLIVEIRA, V. . BARREIRAS ATITUDINAIS, DILEMA DE UMA MULHER DEFICIENTE VISUAL: TRAJETÓRIA LABORAL E ACADÊMICA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 3, p. 50–65, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/348. Acesso em: 23 nov. 2024.