COMUNICAR É POSSÍVEL: O USO DO DISPOSITIVO GERADOR DE FALA PARA PESSOAS COM AUTISMO

Autores

Palavras-chave:

Dispositivo Gerador de Fala, Tecnologia Assistiva, Comunicação Aumentativa e Alternativa, Transtorno do Espectro Autista, Inclusão

Resumo

Pessoas com diagnóstico de autismo podem apresentar dificuldades significativas na sua comunicação e interação social, podendo inclusive nunca desenvolver fala. Diante disso, o objetivo desse estudo foi refletir como o uso do dispositivo gerador de fala (DGF), enquanto recurso de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) agregado de um sistema robusto de comunicação, pode apoiar a comunicação de pessoas com autismo que apresentem necessidades complexas de comunicação (NCC). A discussão é proveniente de uma revisão narrativa acerca do uso do DGF enquanto ferramenta de CAA que pode ser utilizada em diversos ambientes sociais, inclusive na escola. Pesquisas apontam para o uso promissor do DGF enquanto recurso da tecnologia assistiva uma vez que alguns podem ser personalizados de acordo com o perfil do seu usuário, auxiliando a pessoa com NCC a expressar seus desejos, necessidades, sentimentos, pensamentos e ideias. Com o avanço da tecnologia, facilidade de transporte e boa aceitação social, nos parece que o DGF é mais um recurso com potencial para apoiar a comunicação de pessoas com esse diagnóstico.

Biografia do Autor

Fabiana Ferreira do Nascimento, Secetaria Municipal de Duque de Caxias

Doutora em Educação PROPED/UERJ. Mestre em Ensino da Educação Básica pelo PPGEB-CAP/UERJ. Graduação em Pedagogia pela UFRJ. Especialização em Psicopedagogia, Educação Infantil e Educação Especial pela UCAM; e Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. 

Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Fonoaudiologia - USC-Bauru (1985), possui mestrado e doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela UFSCar-PPGEEs (2000 e 2006). Pós doutorado em Educação - projeto em Comunicação em Comunicação Alternativa (PROPED-UERJ). É professora Associada do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada e do Programa de Pós Graduação em Educação (PROPED) na linha de pesquisa em Educação Inclusiva e Processos Educacionais. Atualmente é bolsista procientista UERJ (desde 2015) e CIENTISTA DO NOSSO ESTADO FAPERJ (2021-2024). Docente no Curso de Pedagogia presencial e à distância (CEDERJ) da Faculdade de Educação e das Licenciaturas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Líder do grupo de pesquisa CNPq - COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA ALUNOS SEM FALA ARTICULADA e coordenadora do Laboratório de Tecnologia Assistiva/Comunicação Alternativa - LATECA - PROPED-UERJ. Foi professora Visitante na University of Central Florida de janeiro a julho de 2019 com bolsa CAPES (PVE). Atua como pesquisadora e orientadora no grupo de pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa do ProPEd-UERJ. É fundadora e conselheira do Centro Ann Sullivan do Brasil de Ribeirão Preto e assessora de projetos do Instituto JNG (RJ). Tem experiência na área de fonoaudiologia clínica e Educação Especial, com ênfase em formação acadêmica, docência, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e avaliação de linguagem, educação especial, Transtorno do Espectro Autista, pessoas com deficiência intelectual, paralisia cerebral, distúrbios de linguagem, técnicas de ensino especializado, PECS-Adaptado, comunicação alternativa e capacitação de familiares e de professores do ensino regular e especial. É membro associado da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica do INEP. Co-chair (2020-2023) da International Society for Augmentative and Alternative Communication - ISAAC e faz parte do Comitê Cientifico da ISAAC (2021-2024), da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial ABPEE) e membro afiliada internacional da American Speech-Language-Hearing Association (ASHA).

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

FERREIRA DO NASCIMENTO, F.; CRIVELENTI DE FIGUEIREDO WALTER, C. COMUNICAR É POSSÍVEL: O USO DO DISPOSITIVO GERADOR DE FALA PARA PESSOAS COM AUTISMO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 2, p. 67–81, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3491. Acesso em: 30 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - As múltiplas tecnologias para as acessibilidades e inclusão na educação básica e ensino superior