SINTETIZADORES DE VOZ: A TECNOLOGIA E A ACESSIBILIDADE DO DISCENTE

Autores

Palavras-chave:

Deficiência Visual, Sintetizador de Voz, Tecnologias Assistivas, Acessibilidade

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre os o uso das tecnologias assisitivas e a acessibilidade do discente, especificamente as possíveis aplicabilidades do sintetizador de voz nos métodos de ensino e aprendizado para estudantes com deficiência visual em salas de aula regulares, com ênfase no uso de sintetizadores de voz. Para tanto, optou-se por uma Revisão Sistemática da Literatura nas bases de dados gratuitas como Scientific Eletronic Library Online, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico, utilizando os descritores: Deficiência Visual; Sintetizador de Voz; Tecnologias Assistivas; Acessibilidade e o operador booleano AND para combinar termos. A revisão evidenciou a importância de expor as evidências científicas, auxiliando pesquisadores ao mostrar caminhos, desafios e repercussões do tema. O estudo evidenciou a importância de tais ferramentas para a inclusão e autonomia dos alunos com DV, apesar dos desafios estruturais e a necessidade de maior conscientização e preparo dos docentes.

Biografia do Autor

Mariluce Groba Andres Ribeiro, UNIGRANRIO

Possui graduação em Direito pela Universidade Iguaçu. Mestre em Humanidades Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio. Doutoranda em Humanidades Culturas e Artes pela Unigranrio. Atualmente Técnica em educação Especial - Secretaria Municipal de Educação em Nova Iguaçu. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, capacitação docente, formação continuada e inclusão de estudantes com deficiência visual. 

Haydéa Maria Marino de Sant’Anna Reis, UNIGRANRIO

Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2006). Professora Titular no PPG em Ensino das Ciências e PPG em Humanidades, Culturas e Artes e Professora de disciplinas Pedagógicas de Cursos de Graduação da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO AFYA.

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

GROBA ANDRES RIBEIRO, M.; MARIA MARINO DE SANT'ANNA REIS, H. SINTETIZADORES DE VOZ: A TECNOLOGIA E A ACESSIBILIDADE DO DISCENTE. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 2, p. 39–52, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3496. Acesso em: 30 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - As múltiplas tecnologias para as acessibilidades e inclusão na educação básica e ensino superior