SINTETIZADORES DE VOZ: A TECNOLOGIA E A ACESSIBILIDADE DO DISCENTE
Palavras-chave:
Deficiência Visual, Sintetizador de Voz, Tecnologias Assistivas, AcessibilidadeResumo
O presente artigo objetiva refletir sobre os o uso das tecnologias assisitivas e a acessibilidade do discente, especificamente as possíveis aplicabilidades do sintetizador de voz nos métodos de ensino e aprendizado para estudantes com deficiência visual em salas de aula regulares, com ênfase no uso de sintetizadores de voz. Para tanto, optou-se por uma Revisão Sistemática da Literatura nas bases de dados gratuitas como Scientific Eletronic Library Online, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Google Acadêmico, utilizando os descritores: Deficiência Visual; Sintetizador de Voz; Tecnologias Assistivas; Acessibilidade e o operador booleano AND para combinar termos. A revisão evidenciou a importância de expor as evidências científicas, auxiliando pesquisadores ao mostrar caminhos, desafios e repercussões do tema. O estudo evidenciou a importância de tais ferramentas para a inclusão e autonomia dos alunos com DV, apesar dos desafios estruturais e a necessidade de maior conscientização e preparo dos docentes.
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