DAS EXPERIÊNCIAS COM O AUTISMO: TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Autismo; Comunicação Alternativa e Aumentativa; Educação Infantil; Tecnologia Assistiva; Educação Inclusiva

Resumo

O presente artigo busca compreender as relações e as dinâmicas sociais em torno do uso da Comunicação Aumentativa Alternativa no contexto da Educação Infantil de uma escola pública localizada no Rio de Janeiro, assim como refletir sobre a tessitura da proposta pedagógica considerando as possibilidades e os desafios da implementação dessa estratégia no processo de inclusão de três estudantes autistas em uma mesma turma regular. Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como aporte teóricometodológico o pesquisar com, tomando como instrumento e fonte de pesquisa o diário de bordo da professora de Educação Especial em articulação com as narrativas de estudantes e demais professores do contexto. A partir da experiência relatada, é possível identificar a CAA como uma estratégia que favorece o processo de inclusão de crianças autistas pequenas. Destaca-se ainda os desafios, as possibilidades e os impasses que permeiam o processo de implementação da CAA na Educação Infantil e, não menos importante, o impacto dessa prática no contexto escolar e nos sujeitos que nele habitam.

Biografia do Autor

Thayane Azevedo Pereira de Souza, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Atendimento Educacional Especializado, em Transtorno do Espectro do Autismo e em Educação Especial e Inovação Tecnológica.

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

AZEVEDO PEREIRA DE SOUZA, T. DAS EXPERIÊNCIAS COM O AUTISMO: TESSITURAS REFLEXIVAS SOBRE A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 2, p. 82–95, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3536. Acesso em: 30 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - As múltiplas tecnologias para as acessibilidades e inclusão na educação básica e ensino superior