O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO INSTRUMENTO NA ELABORAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Educação inclusiva. Plano Educacional Individualizado. Estudantes com deficiência., acessibilidade curricular, Plano Educacional Individualizado - PEI, Plano de Ensino Individualizado - PEI, Planejamento Individualizado, Plano de Atendimento Educacional Individualizado - PAEI, Atendimento Educacional Especializado – AEE

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever o desenvolvimento de um recurso educacional digital, oferecido como suporte aos profissionais de educação na implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI), além de mapear e analisar produções científicas que descrevem a prática de elaboração do mesmo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa no que se refere à descrição dos resultados obtidos na aplicação do software AppPEI. Como resultados, observou-se que a literatura oferece definições de PEI, além de outros itens, como modelos de formulários. Os resultados descritos a partir do desenvolvimento do AppPEI revelaram que a perspectiva colaborativa é fortemente defendida, assim como a avaliação diagnóstica e contínua durante o processo, além da necessidade de o PEI partir do currículo geral da turma do estudante. Contudo, destaca-se a necessidade de mais estudos que envolvam a tecnologia digital como instrumento facilitador e otimizador na prática da elaboração do PEI, viabilizando novas possibilidades frente à inclusão.

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

FRANCISCO, P.; MONTEIRO DA CRUZ, M.; PERES CARRILHO DE SOUZA, G. O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO INSTRUMENTO NA ELABORAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 77–95, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3567. Acesso em: 11 dez. 2024.