O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO INSTRUMENTO NA ELABORAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO

Autores

Palavras-chave:

Tecnologia Digital, Plano Educacional Individualizado (PEI), Plano de Ensino Individualizado (PEI), Plano de Atendimento Educacional Individualizado (PAEI), Planejamento Individualizado

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever o desenvolvimento de um recurso educacional digital, oferecido como suporte aos profissionais de educação na implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI), além de mapear e analisar produções científicas que descrevem a prática de elaboração do mesmo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa no que se refere à descrição dos resultados obtidos na aplicação do software AppPEI. Como resultados, observou-se que a literatura oferece definições de PEI, além de outros itens, como modelos de formulários. Os resultados descritos a partir do desenvolvimento do AppPEI revelaram que a perspectiva colaborativa é fortemente defendida, assim como a avaliação diagnóstica e contínua durante o processo, além da necessidade de o PEI partir do currículo geral da turma do estudante. Contudo, destaca-se a necessidade de mais estudos que envolvam a tecnologia digital como instrumento facilitador e otimizador na prática da elaboração do PEI, viabilizando novas possibilidades frente à inclusão.

Biografia do Autor

Priscila Francisco, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro / Professora

Pós-graduada em Psicopedagogia (UERJ), Pós-graduanda em Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar (UFMS) e licenciada em Pedagogia (UNYLEYA). Experiência na área de Educação com ênfase em Educação Infantil, Primeiro Segmento do Ensino Fundamental e Educação Especial e Inclusiva. Atuando principalmente nos temas: Neurociências, Desenvolvimento Humano, Educação Socioemocional e Alfabetização e Letramento.  É Professora da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. 

Mara Monteiro da Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fonoaudióloga, mestre e doutora em Educação. Autora de diversas publicações nas áreas de linguagem, ensino e aprendizagem de pessoas com deficiências e transtornos de aprendizagem ou desenvolvimento, mais especificamente abordando os temas Alfabetização e Letramento, Tecnologia Assistiva, Tecnologias da Comunicação e da Informação, Deficiência intelectual, Transtornos do Espectro do Autismo e Transtornos de aprendizagem.

Glaydsane Peres Carrilho de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/Professora Assistente

Doutoranda em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PROPED/UERJ. Mestre em Educação também pelo PROPED/UERJ (Linha: Educação Inclusiva e Processos Educacionais). É integrante do Grupo de Pesquisa: Linguagem, Comunicação Alternativa e processos educacionais para pessoas com deficiências, na UERJ. Pós-graduada, Lato Sensu, em Psicopedagogia, pelo Instituto de Psicologia, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2018). Possui licenciatura plena em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2016). Tem formação inicial e continuada docente, no Atendimento Educacional Especializado a partir do uso da Comunicação Alternativa, adaptações pedagógicas e curriculares, destinadas às pessoas com deficiência. Foi aluna e pesquisadora do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa (LATECA-UERJ). Tem experiência na área da Educação Inclusiva, na utilização de propostas pedagógicas, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), além da área da Psicopedagogia Clínica e Institucional. Tem como principal área de interesse, preferencialmente, a pesquisa e estudos relativos à: educação inclusiva, autismo, técnicas de leitura para pessoas com autismo, recursos tecnológicos em CAA e práticas Pedagógicas na Inclusão. Professora Assistente do Departamento de Atendimento Educacional Especializado (AEE), no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp UERJ). 

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

FRANCISCO, P.; MONTEIRO DA CRUZ, M.; PERES CARRILHO DE SOUZA, G. O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO INSTRUMENTO NA ELABORAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 77–95, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3567. Acesso em: 4 mar. 2025.