O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO INSTRUMENTO NA ELABORAÇÃO DO PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Educação inclusiva. Plano Educacional Individualizado. Estudantes com deficiência., acessibilidade curricular, Plano Educacional Individualizado - PEI, Plano de Ensino Individualizado - PEI, Planejamento Individualizado, Plano de Atendimento Educacional Individualizado - PAEI, Atendimento Educacional Especializado – AEEResumo
Este artigo tem como objetivo descrever o desenvolvimento de um recurso educacional digital, oferecido como suporte aos profissionais de educação na implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI), além de mapear e analisar produções científicas que descrevem a prática de elaboração do mesmo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa no que se refere à descrição dos resultados obtidos na aplicação do software AppPEI. Como resultados, observou-se que a literatura oferece definições de PEI, além de outros itens, como modelos de formulários. Os resultados descritos a partir do desenvolvimento do AppPEI revelaram que a perspectiva colaborativa é fortemente defendida, assim como a avaliação diagnóstica e contínua durante o processo, além da necessidade de o PEI partir do currículo geral da turma do estudante. Contudo, destaca-se a necessidade de mais estudos que envolvam a tecnologia digital como instrumento facilitador e otimizador na prática da elaboração do PEI, viabilizando novas possibilidades frente à inclusão.
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