DO INFLUXO FILOSÓFICO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A INCLUSÃO COMO MANIFESTAÇÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Vicente Fagner Morais Serafim UERJ

Resumo

Ao meditar acerca da educação contemporânea, enquanto manifestação democrática, se é desafiado a uma compreensão holística de seu exercício para além do mero conceito de ensino-aprendizagem, porque, este restringe e até distorce essa atividade humana que é corriqueira quando tomada em sua magnitude. A educação é um dos transcendentes modos de existência do ser humano, deste se compreende uma singularidade-diversa, que enseja a continuação dessa mesma forma de ser ancorado no princípio natural denominado autopreservação. Este, por sua vez, só faz sentido, quando atrelado à importância da circunscrição (mundo) do qual cada pessoa é coexistência (um entre vários). Portanto, a contemporaneidade, como vocação à alteridade, se encaminha à realização democrática, a qual se traduz por abertura, diversidade, autonomia, autodeterminação e interdependência. Assim, pensar é a necessidade que se insurge frente ao mero mar das concatenações, dentre as quais, a admissão de que inclusão é plano, concepção contrária a este artigo que a entende como uma inevitável meta (desenrolar) natural.

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

MORAIS SERAFIM, V. F. DO INFLUXO FILOSÓFICO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A INCLUSÃO COMO MANIFESTAÇÃO DEMOCRÁTICA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 16–30, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3597. Acesso em: 21 nov. 2024.