DO INFLUXO FILOSÓFICO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A INCLUSÃO COMO MANIFESTAÇÃO DEMOCRÁTICA

Authors

  • Vicente Fagner Morais Serafim UERJ

Abstract

Ao meditar acerca da educação contemporânea, enquanto manifestação democrática, se é desafiado a uma compreensão holística de seu exercício para além do mero conceito de ensino-aprendizagem, porque, este restringe e até distorce essa atividade humana que é corriqueira quando tomada em sua magnitude. A educação é um dos transcendentes modos de existência do ser humano, deste se compreende uma singularidade-diversa, que enseja a continuação dessa mesma forma de ser ancorado no princípio natural denominado autopreservação. Este, por sua vez, só faz sentido, quando atrelado à importância da circunscrição (mundo) do qual cada pessoa é coexistência (um entre vários). Portanto, a contemporaneidade, como vocação à alteridade, se encaminha à realização democrática, a qual se traduz por abertura, diversidade, autonomia, autodeterminação e interdependência. Assim, pensar é a necessidade que se insurge frente ao mero mar das concatenações, dentre as quais, a admissão de que inclusão é plano, concepção contrária a este artigo que a entende como uma inevitável meta (desenrolar) natural.

References

Bauman, Z. (2009). Tempos líquidos. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Editora Zahar.

Bauman, Z. (2013). Sobre Educação e Juventude: conversas com Ricardo Mazzeo. Tradução

de Carlos Alberto Medeiros. Editora Zahar.

Belmonte, W. Temas e dilemas do pós-digital, Lúcia Santaella: Uma crítica ao capitalismo

semântico. https://fapcom.edu.br/revista/index.php/revista-paulus/article/view/50/58

Certeau, M. (1998). A invenção do cotidiano – artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 3aed. Petrópolis: Vozes.

Conte, E., Trevisan, A. L., & Viero, C. P. (2004). Filosofia da educaçãoa partir do diálogo contemporâneo entre analíticos e continentais.

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/praxis/337/Filosofia%20da%20educa%C3%A7%

C3%A3o%202.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Freire, H. C., & Rodrigues, C. M. (2021). Filosofia e educação: desafios datecnologia no mundo contemporâneo. https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/16622/93

G1. GPT-4: OpenAI lança versão mais avançada de modelo que serve de base para o ChatGPT. https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2023/03/14/gpt-4-openai-lanca-versaomais-avancada-modelo-chatgpt.ghtml

Giard, L. (1998). Apresentação. In: A invenção do cotidiano – artes de fazer. Trad. Ephraim

Ferreira Alves. 3aed. Petrópolis: Vozes.

Pereira, N. ( 1979). A casa das Minas: culto dos voduns Jeje no Maranhão. 2. Petrópolis:

Vozes.

Santos, D. B., & Bordin, R. A. (2019). Estudos sobre o pensamento educacional de Zygmunt

Bauman e a Modernidade Líquida. https://rdu.unicesumar.edu.br/bitstream/123456789/3450/1/DANIELE%20BELLESE.pdf

Silva, M. A., & Kayser, A. M. (2015). O papel da educação contemporânea, uma reflexão a

partir da pedagogia da autonomia de Paulo Freire. https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3560

Published

2024-10-11

How to Cite

MORAIS SERAFIM, V. F. DO INFLUXO FILOSÓFICO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: A INCLUSÃO COMO MANIFESTAÇÃO DEMOCRÁTICA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 16–30, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3597. Acesso em: 21 nov. 2024.