LESMA: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA DE PESSOAS PLURIVERSAS SURDAS
Palavras-chave:
Educação de Surdos, Educação Matemática, Práticas Pedagógicas, InterseccionalidadesResumo
Este artigo tem como finalidade esboçar a minha trajetória como professor pesquisador na Educação de Surdos para o desenvolvimento de estudos e de práticas pedagógicas elaboradas para os anos finais do Ensino Fundamental exercidas durante o período de instauração do projeto do Laboratório de Estudos Surdos em Matemática – Lesma, na Escola Bilíngue Prof. Alfredo Dub, na cidade de Pelotas/RS. De maneira concisa, procuro descrever as experiências de trabalho realizadas no decorrer deste projeto e busco refletir e compartilhar algumas intervenções teóricas e práticas com o propósito de contribuir para a Educação de Surdos e para a Educação Matemática por um viés crítico e democrático nos espaços da Educação Inclusiva. O projeto viabilizou não somente a produção do conhecimento compartilhado nos estudos na área das exatas no contexto do Ensino Fundamental, como contribuiu para emergir discussões sobre temáticas que, muitas vezes, situam-se à margem de questões curriculares que circundam, predominantemente, por debates culturais, identitários e linguísticos na Educação de Surdos. O Lesma, efetivamente, preponderou por um currículo e um planejamento com ações pluriversas reconhecendo as interseccionalidades que atravessam também a Comunidade Surda e, consequentemente, promover a Educação Matemática Bilíngue Crítica.
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