LESMA: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA DE PESSOAS PLURIVERSAS SURDAS

Autores

Palavras-chave:

Educação de Surdos, Educação Matemática, Práticas Pedagógicas, Interseccionalidades

Resumo

Este artigo tem como finalidade esboçar a minha trajetória como professor pesquisador na Educação de Surdos para o desenvolvimento de estudos e de práticas pedagógicas elaboradas para os anos finais do Ensino Fundamental exercidas durante o período de instauração do projeto do Laboratório de Estudos Surdos em Matemática – Lesma, na Escola Bilíngue Prof. Alfredo Dub, na cidade de Pelotas/RS. De maneira concisa, procuro descrever as experiências de trabalho realizadas no decorrer deste projeto e busco refletir e compartilhar algumas intervenções teóricas e práticas com o propósito de contribuir para a Educação de Surdos e para a Educação Matemática por um viés crítico e democrático nos espaços da Educação Inclusiva. O projeto viabilizou não somente a produção do conhecimento compartilhado nos estudos na área das exatas no contexto do Ensino Fundamental, como contribuiu para emergir discussões sobre temáticas que, muitas vezes, situam-se à margem de questões curriculares que circundam, predominantemente, por debates culturais, identitários e linguísticos na Educação de Surdos. O Lesma, efetivamente, preponderou por um currículo e um planejamento com ações pluriversas reconhecendo as interseccionalidades que atravessam também a Comunidade Surda e, consequentemente, promover a Educação Matemática Bilíngue Crítica.

Biografia do Autor

José Francisco Duran Vieira, Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos - GIPES

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pelotas. Graduado em Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel. Especialização em Tradução/Interpretação em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS pela Faculdade Dom Bosco/PR. Especialização em Educação de Surdos pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Especialização em Matemática com enfoque em Informática Educativa pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdades Integradas de Amparo - Amparo/SP. 

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

DURAN VIEIRA, J. F. LESMA: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA DE PESSOAS PLURIVERSAS SURDAS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 2, p. 195–209, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3620. Acesso em: 30 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Diálogos para pensar a educação de estudantes surdos com deficiências a partir de uma abordagem bilíngue e bicultural