CAMINHOS VISUAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: DA SEMIÓTICA AO VISUAL VERNACULAR

Autores

Palavras-chave:

Educação de Surdos, Leitura Literária Plurilíngue, Semiótica, Visual Vernacular

Resumo

O objetivo deste texto é discutir como abordagens visuais na educação de surdos, com foco na integração da semiótica (Bakhtin, 1995) e do Visual Vernacular (VV), no ensino da leitura literária de acordo com Sutton-Spence (2021), destacando-se a importância da cultura surda e da valorização da identidade cultural (Strobel, 2008). Exploramos práticas pedagógicas inovadoras, como materiais multissemióticos e tecnologias digitais, que combinam texto, imagem e língua de sinais (Peluso e Silva, 2019; Campos e Rocha, 2021). Os resultados indicam que a aplicação da semiótica e do VV proporcionam uma compreensão mais profunda das narrativas literárias, promovendo uma conexão mais forte entre os estudantes e os conteúdos. Conclui-se que, para implementar essas práticas de forma eficaz, é necessário um compromisso com políticas educacionais inclusivas que valorizem a cultura surda e capacitem os professores, reafirma-se a importância de os surdos como protagonistas nas decisões educacionais.

Biografia do Autor

Conceiçao de Maria Costa Saúde, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrado em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade pela Universidade Gama Filho. Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Especialista em Libras e em Educação Inclusiva. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino - PPGLE da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, possuo Profissionalmente sou professora de Libras e Letras Libras na UFCG (campus I) onde desenvolvo atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Libras, Educação de Surdos, Fundamentos da Prática Educativa - Didática, Leitura e Escrita, Gêneros em Libras, Ensino de Libras como L1/L2, Elaboração de Materiais Pedagógicos, Libras e a Prática Pedagógica. Faço parte do grupo de Pesquisa "Educação de Surdos, Libras e Literatura", cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Exerço, a função de coordenadora do Projeto Práticas Pedagógicas Inclusivas e do Programa de Internacionalização Erasmus + junto a Universidade Paris 8.

Josilene Pinheiro-Mariz, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Possui graduação em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Maranhão. Mestrado e doutorado em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universidade Paris 8 -Vincennes-Saint Denis, sobre o texto literário escrito por autoras de língua francesa fora do Hexágono. Professora Associada na Unidade Acadêmica de Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, atuando na graduação em Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa e na Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (Mestrado e Doutorado). Participou como pesquisadora no projeto DIPROLínguas: Distância e proximidade entre português, francês e outras línguas: potencial da reflexão comparativa (2018-2022) CAPES-COFECUB. Profissional de Letras: Língua e Literaturas de Língua Francesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: Estudos da relação entre língua e literatura, confluindo para reflexões sobre literaturas "ditas francófonas", africanas e de diáspora; formação de leitores de textos literários em língua estrangeira e materna (FLE e PLE); intercompreensão de línguas românicas; didática de línguas/literaturas e ensino de FLE (crianças e adultos), estudos interculturais e ensino. Foi tutora do PET-Letras /UFCG. Foi Professora Convidada na Université Paris 8. É Editora da Revista Letras Raras.

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Publicado

2025-01-25

Como Citar

SAÚDE, C. de M. C.; PINHEIRO-MARIZ , J. CAMINHOS VISUAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: DA SEMIÓTICA AO VISUAL VERNACULAR. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 265–280, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3639. Acesso em: 4 mar. 2025.