CAMINHOS VISUAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: DA SEMIÓTICA AO VISUAL VERNACULAR
Palavras-chave:
Educação de Surdos, Leitura Literária Plurilíngue, Semiótica, Visual VernacularResumo
O objetivo deste texto é discutir como abordagens visuais na educação de surdos, com foco na integração da semiótica (Bakhtin, 1995) e do Visual Vernacular (VV), no ensino da leitura literária de acordo com Sutton-Spence (2021), destacando-se a importância da cultura surda e da valorização da identidade cultural (Strobel, 2008). Exploramos práticas pedagógicas inovadoras, como materiais multissemióticos e tecnologias digitais, que combinam texto, imagem e língua de sinais (Peluso e Silva, 2019; Campos e Rocha, 2021). Os resultados indicam que a aplicação da semiótica e do VV proporcionam uma compreensão mais profunda das narrativas literárias, promovendo uma conexão mais forte entre os estudantes e os conteúdos. Conclui-se que, para implementar essas práticas de forma eficaz, é necessário um compromisso com políticas educacionais inclusivas que valorizem a cultura surda e capacitem os professores, reafirma-se a importância de os surdos como protagonistas nas decisões educacionais.
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