INCLUSÃO ESCOLAR DE SURDOS NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE E INTERCULTURAL

Autores

Palavras-chave:

Educação de Surdos, Educação Bilíngue, Interculturalidade, Educação Inclusiva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar o que tem sido discutido entre os pesquisadores da educação de surdos acerca da inclusão escolar desses sujeitos numa perspectiva bilíngue e intercultural. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa por autores que têm se descatacado em pesquisas da área em diferentes épocas, como Perlin e Quadros (2006), Strobel (2008, 2013, 2014), Machado (2009), Valadão e Alves (2011), Fernandes (2012),  Lacerda et al (2016) e outros. Os resultados apontaram que há anos vem sendo discutido, entre os pesquisadores, a necessidade de serem respeitas as diferenças linguisticas, culturais e identitárias da comunicade surda  no âmbito escolar. Além disso, que a educação desses estudantes deve estar pautada na presença de professores surdos, professores bilíngues que se comuniquem em primeira pessoa com seus alunos surdos e respeite suas especificades assim como respeitam as dos alunos ouvintes, promovendo assim a inter-relação entre as culturas, ou seja, numa perpspectiva bilíngue e intercultural. Embora tenham ocoridos avanços nas discussões sobre a inclusão escolar de surdos numa perspectiva bilíngue e itercultural, ainda há muito o que se fazer para que as escolas estejam preparadas para receber estes estudantes e a educação aconteça com equidade.

Biografia do Autor

Elaine Tótoli de Oliveira, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professora de Libras no Instituto Federal do Paraná. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Letras Libras. Especialista em Libras e Educação de Surdos; Educação Especial: AEE; Distúrbios de Aprendizagem. Habilitação em Guia-interpretação pela ABRASC/SP e Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa pela UFSC. Atua há 11 anos na educação pública brasileira, especificamente na educação de Surdos.

Referências

Barton, D., & Hamilton, M. (1998). Literacias locais: leitura e escrita em uma comunidade. Londres: Routledge.

Behares, L. E. (1987). Que es uns seña? Trabajo preentado em el primer encuentro de educadores sordos, Ministério de Educación: Venezuela.

Brasil. (2014). Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil.

Brasil. (2015). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 jul. 2015.

Brasil. (2021). Lei nº 14.191, de 03 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Brasília, DF: Presidência da República.

Brasil. (2008). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP.

Caetano, J. F., & Lacerda, C. B. F. De. (2014). Libras no currículo de cursos de licenciatura: estudando o caso das ciências biológicas. In C. B. F. Lacerda, & L. F. Santos (Orgs). Tenho um aluno surdo e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. (1ª ed.). São Carlos: EduFSCar.

Damázio, M. F. M., & Alves, C. B. (2016). Atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva para pessoa com surdez: seu pensar, sentir e fazer. In Gomes, R. V. B., Figueiredo, R. V. de, Silveira, S. M. P., & Camargo, A. M. F. de (Orgs). Política de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C.

Fernandes, S. (2012). Educação de Surdos. (1ª ed.). Curitiba: InterSaberes.

Freitas, L. C. B. de. (2021). Bilinguismo na formação de enquadres de conflito e de construções identitárias entre alunos surdos na sala de aula de contexto acadêmico. Revista Signótica, 33,

Gomes, M. de B. G. (2015). A abordagem intercultural como prática do docente de português brasileiro língua. In Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, (8), Anais do Enfope.

Krik, L., Oliveira, E. T. de, & Lenartovicz, L. E. (2024). A importância da disciplina de Libras para a formação intercultural bilíngue do professor. In Diálogos educacionais: ensino, políticas públicas e democracia. In L. R. da Costa,, J. J. da Silva,, & F. L. Kraiczek (Orgs.). São Paulo: Todas as Musas.

Lacerda, C. B. F. de, Santos, L. F. dos, Lodi, A. C. B., & Gurgel, T. M. do A. (2016). Educação inclusiva bilíngue para alunos surdos. In C. B. F. Lacerda, L. F. Santos, & V. R. O. Martins (org.). Escola e diferença: caminhos para a educação bilíngue de surdos. São Carlos: EduFSCar.

Lemke. K. C. (2014). Língua e identidade: conceitos negociados em um contexto escolar multilíngue. Revista Caminhos em Linguística Aplicada, 10(1), 165-189.

Machado, P. C. (2009). A Perspectiva da Educação Intercultural para a Abordagem Bilíngue: a surdez em questão. Revista Linhas, Florianópolis, 10(1), 208-218.

Magno, C. do S. dos S., Freitas, E. S. De, Pantoja, K. C., Costa, R. S., & Oliveira, W. M. M. de. (2018). A inclusão de surdos numa perspectiva intercultural. In W. M. M. O. Oliveira, T. C. Saboia, & C. F. C. A. Silva (Orgs.) Educação especial no campo: interculturalidade, inclusão e estudos surdos na Amazônia tocantina. São Carlos: Pedro & João Editores.

Oliveira, A. F. T. de M., & Araújo, C. M. de. (2019). Discursos sobre a surdez no Portal do Professor do MEC: desnaturalizando estereótipos e essencializações. Educação, 42(2), 361-371.

Oliveira, E. T. de. (2022). Análise da dimensão da interculturalidade na disciplina de Libras em cursos de licenciatura no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). [Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Estadual do Centro-Oeste]. Irati.

Oliveira, E. T. de., & Lemke, C. K. (2021). Inclusão escolar de surdos numa perspectiva intercultural: culturas e identidades surdas. Reivsta Educação Inclsuiva, Edição Especial, 6(5).

Oliveira, I. A. de. (2011). Cultura e interculturalidade na educação popular de Paulo Freire. EccoS - Rev. Cient., São Paulo, (25), 109-124.

Oliveira, V. R. de, Pires, E. A. C., Enisweler, K. C., & Malacarne, V. (2015). Educação dos surdos: escola inclusiva versus escola bilíngue. Educere et Educare, [S. l.], 10(20), DOI: 10.17648/educare.v10i20.12666

Oliveira, V. R. de, Pires, E. A. C., Enisweler, K. C., & Malacarne, V. (2015). Educação dos Surdos: Escola Inclusiva Versus Escola Bilíngue. Educere et Educare, [S. l.], 10(20), DOI: 10.17648/educare.v10i20.12666.

Paula, L. S. B. (2009). Cultura escolar, cultura surda e construção de identidades na escola. Revista Brasileira de Educação Especial, [s. l,], 15(3).

Pedreira, S. M. F. (2007). Educação inclusiva de surdos/as numa perspectiva intercultural. In: 30ª Reunião Anual da Anped, GT: Educação Especial, (15).

Perlin, G., & Strobel, K. (2008). Fundamentos da educação de surdos. Florianópolis: UFSC.

Perlin, G., & Strobel, K. (2014). História cultural dos surdos: desafio contemporâneo. Educar em Revista, Curitiba, Edição Especial (2). 17-31.

Portilho, B. et al. (2018). Interculturalidade e surdez: a consciência criadora freireana e suas contribuições à comunidade surda. In W. M. M. O. Oliveira, T. C. Saboia, & C. F. C. Andrade-Silva (Org.). A Consciência criadora freireana e suas contribuições à comunidade surda. (1ª ed.). São Carlos: Pedro e João, 1, 95-100.

Quadros, R. M. de. (2006). Políticas linguísticas e educação de surdos em santa catarina: espaço de negociações. Cadernos Cedes, Campinas, 26(69), 141-161.

Romário, L. (2018). Pedagogia surda: cultura, diferença e construçao de identidades - (1ª ed.). Curtiba: CRV.

Silva, M. de F. da. (2013). Educação intercultural bilíngue para surdos: formação do professor para um ensino culturalmente sensível/relevante. [Dissertação de Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteira. Universidade Estadual do Oeste do Paraná].

Silva, S. A. (2016). A formação do professor para uma educação bilíngue. In L. R. M. Rocha, J. P. De Oliveira, & M. R. Dos Reis, (Orgs.). Surdez, educação bilíngue e Libras: perspectivas atuais, Curitiba: CRV.

Silva, T. T. da. (2020). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. (3ª ed.), 12 reimp., Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Skliar, C. (1998). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação.

Soares, M. (2004). Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, (25).

Strobel, K. (2013). As imagens do outro sobre a cultura surda. (3ª ed.). Rev. Florianópolis: Editora da UFSC.

Valadão, M. N., & Alves, S. D. A. W. (2017). Abordagem intercultural no ensino da libras para estudantes ouvintes de uma escola inclusiva. Interletras, 6(25).

Vianna, G. S. (2014). Corpo Surdo: na língua, na corporeidade e na história, os sentidos. [Tese de Doutorado em Linguística, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2025-01-29

Como Citar

TÓTOLI DE OLIVEIRA, E. INCLUSÃO ESCOLAR DE SURDOS NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE E INTERCULTURAL. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 2, p. 159–175, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3690. Acesso em: 30 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Diálogos para pensar a educação de estudantes surdos com deficiências a partir de uma abordagem bilíngue e bicultural