ENSINO BILÍNGUE PARA ESTUDANTES SURDOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA
Palavras-chave:
Surdos, Transtorno do Espectro Autista, Comunicação, Práticas BilínguesResumo
A diversidade existente entre os estudantes desafia as abordagens tradicionais de ensino por representar um novo olhar sobre as diferenças. O modelo bilíngue de ensino para estudantes Surdos considera não somente a língua de sinais como primeira língua, mas também a sua identidade e cultura. Diversos estudos revelam que, cerca de 40% das crianças Surdas possuem deficiências adicionais e que, algumas delas, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), pode afetar gravemente a comunicação e o comportamento, impactando a aprendizagem e a aquisição da língua de sinais. Compreender as particularidades comunicativas e sensoriais desses estudantes, assim como desenvolver estratégias e intervenções que atendam às suas necessidades, é essencial para oferecer uma educação eficaz. Sendo assim, este estudo buscou investigar, por meio de uma Revisão Narrativa da Literatura, como as práticas pedagógicas bilíngues vem sendo adaptadas de forma a garantir uma educação que respeite a identidade cultural e linguística dos estudantes Surdos com TEA. Embora tenha sido verificada a escassez de estudo nesta área, os resultados encontrados revelaram uma abordagem educacional centrada na valorização da língua de sinais e da cultura Surda, enquanto se reconhecem os desafios enfrentados pelos estudantes Surdos com o TEA, no contexto educacional. A criação de espaços de formação que promovam a troca e a colaboração entre os diferentes profissionais, as famílias e a comunidade surda são fundamental para a garantia de uma educação de qualidade para esses estudantes.
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