INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS AUTISTAS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Autores

Palavras-chave:

Surdos autistas, Acessibilidade didática, Educação bilíngue

Resumo

O artigo explorou reflexões sobre a inclusão e desenvolvimento de estudantes Surdos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando aspectos fundamentais como a educação bilíngue e os critérios de acessibilidade didática. No contexto escolar brasileiro, a inclusão de alunos Surdos vai além da acessibilidade física, exigindo abordagens pedagógicas adaptadas às suas necessidades específicas. O estudo de caso adotou um método qualitativo, com uma revisão bibliográfica de documentos e artigos sobre experiências educacionais envolvendo estudantes Surdos com TEA. As plataformas Google Acadêmico e SciELO foram utilizadas para a busca de informações. O artigo aborda considerações essenciais para a educação deste público, incluindo a importância da educação bilíngue para o Surdo autista, a necessidade de uma abordagem diferenciada e capacitada para esses alunos, e os critérios de acessibilidade didática que devem ser atendidos. A análise das dificuldades relacionadas à escassez de pesquisas sobre surdez e TEA revela a carência de materiais didáticos acessíveis e de estratégias pedagógicas eficazes. Com base nos dados coletados, o artigo propõe a ampliação do contexto de pesquisa para um registro mais detalhado de estudantes Surdos autistas na escola, considerando a adaptação curricular, estratégias de ensino e a formação continuada de professores para promover uma educação bilíngue mais inclusiva e eficaz.

Biografia do Autor

Gláucio Castro Júnior, Universidade de Brasília - UnB, Brasil.

Professor do Magistério Superior do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas - LIP do Instituto de Letras - IL da Universidade de Brasília - UnB. Mestre e Doutor em Linguística. Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa da Variação Linguística da Libras (Laboratório Núcleo Varlibras) da Universidade de Brasília - UnB. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística da Libras - GEPLIBRAS (CNPq/UnB), líder do Grupo de Estudo e Pesquisa da Saúde em Libras – GEPSLIBRAS.

Gildete da S. Amorim Mendes Francisco, Universidade Federal Fluminense - UFF, Brasil

Professora do Magistério Superior do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - GLC do Instituto de Letras - IL da Universidade Federal Fluminense - UFF. Graduação em Fonoaudiologia. Mestrado em Ciências da Educação e Saúde pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística da Libras - GEPLIBRAS (CNPq/UnB); Membro do Laboratório Núcleo de Estudo e Pesquisa - NUEDIS/UFF.

Daniela Prometi, Universidade de Brasília - UnB, Brasil

Professora do Magistério Superior do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas – LIP do Instituto de Letras - IL da Universidade de Brasília - UnB. Licenciada em Letras-Libras. Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília - UnB. Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística da Libras - GEPLIBRAS (CNPq/UnB). Pesquisadora do grupo de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa da Saúde em Libras – GEPSLIBRAS. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa da Variação Linguística da Libras (Laboratório Núcleo Varlibras) da Universidade de Brasília - UnB.

Neemias Gomes Santana, Universidade de Brasília - UnB, Brasil.

Professor do Magistério Superior do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas - LIP do Instituto de Letras - IL da Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Linguística, Análise Crítica do Discurso pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Doutorando em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Laboratório Núcleo Varlibras; pesquisador do grupo de pesquisa de Estudo em Linguística da Libras GEPLIBRAS; pesquisador do grupo de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa da Saúde em Libras – GEPSLIBRAS.

Jonatã Carriel Barroso, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil.

Mestrando em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Licenciatura Letras-Libras-Língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá, UNESA, Florianópolis/SC. Participa do grupo de pesquisa do programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da UFSC - InterTrads, pesquisando temáticas no contexto tradutório e interpretativo, especialmente na área da tradução jurídica em Libras para o público infanto-juvenil surdo. Atualmente é professor bilíngue na rede Estadual de Educação de Santa Catarina, lecionando como professor ACT, no Instituto Estadual de Educação - IEE, e Tradutor-intérprete de Libras da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina atuando na Escola do Legislativo de Santa Catarina.

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

CASTRO JÚNIOR , G.; DA S. AMORIM MENDES FRANCISCO, G.; PROMETI, D.; GOMES SANTANA , N.; CARRIEL BARROSO , J. INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS AUTISTAS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE . REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 2, p. 122–144, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3692. Acesso em: 30 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Diálogos para pensar a educação de estudantes surdos com deficiências a partir de uma abordagem bilíngue e bicultural