ELABORAÇÃO DE FERRAMENTAS EDUCATIVAS DE MICROSCOPIA PARA ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO, SOB O “OLHAR” DE QUEM PRECISA

Autores

Palavras-chave:

Acuidade Visual, Educação Inclusiva, Material Didático

Resumo

O objetivo desse trabalho foi proporcionar melhoria no processo de ensino e aprendizagem de cunho prático sobre histologia, para graduanda com baixa visão matriculada no 2º semestre de Fisioterapia em uma faculdade particular no interior da Bahia. Após aulas expositivas e com base nas observações realizadas em laboratório de microscopia, foram produzidas maquetes utilizando material de baixo custo (barbantes, isopor e botões por exemplo) para fins de evidenciar as características inerentes aos tecidos, analisados previamente em microscópios ópticos pelos demais estudantes. Também foram utilizados gravadores de voz, e/ou celulares na obtenção dos áudios descritivos com as informações dos tecidos representados nas referidas maquetes. A produção desse material oportunizou aos graduandos o protagonismo em seu próprio aprendizado, além de desenvolver suas habilidades e competências e fortalecer relações interpessoais entre seus pares. Em concomitância, a utilização dos recursos didáticos produzidos pelos colegas colaborou para melhor compreensão do assunto para estudante com baixa visão. A produção do material supracitado mostrou-se como uma abordagem eficaz para apoiar o aprendizado de estudantes com baixa visão sobre tecidos. As maquetes forneceram uma representação tátil valiosa, enquanto os áudios ampliaram a compreensão por meio de descrições auditivas detalhadas. Ambos os recursos se complementaram, oferecendo uma experiência de aprendizado mais inclusiva e acessível. O feedback dos usuários foi positivo, indicando que essas ferramentas contribuem significativamente para a educação e inclusão de estudantes com baixa visão. Futuras melhorias podem incluir a expansão do catálogo de tecidos e a incorporação de tecnologias assistivas avançadas para otimizar ainda mais a acessibilidade.

Biografia do Autor

Rita Terezinha Oliveira Carneiro, FARESI

Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Gestão Ambiental, especialista em Biologia Celular, especialista em Gestão em Saúde Pública, especialista em Saúde e Meio Ambiente, mestra em Biotecnologia e doutora em Ciências com ênfase em Epidemiologia Molecular e Medicina Investigativa. Tem experiência com: análise de genoma por meio de programas de bioinformática, extração de DNA genômico (gDNA) e de RNA, síntese de DNA complementar (cDNA), desenho de primes, amplificação dos ácidos nucléicos via PCR, determinação de atividade enzimática, obtenção de extratos, isolamento e cultivo in vitro de fungos filamentosos. Profissionalmente tem experiência em docência em nível fundamental, médio, técnico, graduação e pós-graduação. Autora de módulos educacionais para unidades de ensino. Coordenadora de projetos de pesquisa e extensão, organizadora/autora de ebook e redatora de textos científicos para mídias digitais.

Maria Júlia Almeida de Azevedo, FARESI

Graduação em andamento em Fisioterapia.

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

OLIVEIRA CARNEIRO, R. T.; ALMEIDA DE AZEVEDO, M. J. ELABORAÇÃO DE FERRAMENTAS EDUCATIVAS DE MICROSCOPIA PARA ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO, SOB O “OLHAR” DE QUEM PRECISA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 2, p. 29–38, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3695. Acesso em: 30 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - As múltiplas tecnologias para as acessibilidades e inclusão na educação básica e ensino superior