POR UMA EDUCAÇÃO ANTICAPACITISTA: RELATO AUTOBIOGRÁFICO DE UMA PROFESSORA COM DEFICIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Memórias, Anticapacitismo, Inclusão

Resumo

Como pessoa com deficiência e professora, observo que a minha presença neste lugar, surpreende e provoca muitas inquietações. Apesar dos últimos avanços, algumas estruturas capacitistas se mantém fortes, reproduzindo o preconceito e perpetuando estigmas sobre as pessoas com deficiência, o que reforça as barreiras que dificultam o exercício de direitos humanos e sociais por estas pessoas. O presente artigo tem como objetivo relatar as memórias da minha vivência num corpo com deficiência e do processo de construção da minha identidade pessoal e profissional com vistas a suscitar propostas de construção de uma educação anticapacitista na escola, a partir da formação de professores. Como objetivos específicos, buscamos: relatar como se deu a construção da minha identidade enquanto pessoa com deficiência e profissional; evidenciar o capacitismo presente no cotidiano; e, propor mudanças que promovam uma cultura anticapacitista nas escolas. Recorro à autobiografia como recurso metodológico (Abrahão, 2004), tendo as memórias como fonte primária, com vistas a contribuir para a reflexão de outros educadores. Quando escolho a autobiografia, me apoio sobretudo em Nóvoa (1992), propondo uma reflexão sobre momentos significativos, em que se entrelaçam percursos pessoais e profissionais, e, o individual e o coletivo. Os resultados apontam que a pouca presença de pessoas com deficiência, ocupando espaços sociais minimamente relevantes, retroalimenta o ciclo do capacitismo. Para quebrar este ciclo, faz-se necessárias mudanças na formação de professores, que suscite a construção de novas práticas, tendo como base o estabelecimento de conexões reais entre pessoas/profissionais sem deficiência e pessoas/profissionais com deficiência.

Biografia do Autor

Dalva Maiza Medeiros Costa Galvão, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Mestrado em Educação - UFPB; Licenciatura em Pedagogia - Especialização em Supervisão Escolar - UNIESP e graduação em Direito - UFPB. Atualmente é professora efetiva de Didática e outras disciplinas pedagógicas do IFPB - Campus João Pessoa, onde também exerceu o cargo de Pedagoga, tendo se aposentado nesta função. Anteriormente, exerceu o cargo de Analista de Reforma Agrária do INCRA, onde atuou no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Áreas de interesse: Didática e Formação de Professores; Legislação educacional; Gestão, Coordenação e Supervisão Pedagógicas; Inclusão e educação anticapacitista; Educação Popular e Educação do Campo; EJA, Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão Social.

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Publicado

2025-01-25

Como Citar

COSTA GALVÃO, D. M. M. POR UMA EDUCAÇÃO ANTICAPACITISTA: RELATO AUTOBIOGRÁFICO DE UMA PROFESSORA COM DEFICIÊNCIA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 1, p. 1–19, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/3754. Acesso em: 4 mar. 2025.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIAS