GÊNERO E PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DAS MATRÍCULAS NAS ESCOLAS REGULARES
Palavras-chave:
educação, inclusão escolar, gênero, femininoResumo
O estudo analisou a questão de gênero na Educação Especial e Inclusiva a partir da análise dos microdados do Censo Escolar 2019 e dos dados do Censo Demográfico de 2020, assim como de um estudo de caso em uma escola de uma cidade metropolitana do estado de São Paulo. Os resultados indicam predominância do público alvo da educação especial do sexo masculino em relação ao feminino nos bancos escolares. O estudo, com estes dados, reforçou as questões que envolvem o acesso e a continuidade da escolarização do sexo feminino com deficiência, considerando como preponderantes os aspectos culturais de gênero e os seus espaços de construção de identidade. Frente ao estudo que considera a perspectiva de gênero e que encontra melhores condições de inclusão para o gênero masculino comparado ao feminino, compreende-se a necessidade de construir na escola atual, uma conscientização crítica da importância dos estudos de gênero para uma educação mais inclusiva, que garanta os mesmos direitos a todos.
Referências
Brasil, Ministério da Saúde (2019). Censo Demográfico de 2020 e o mapeamento das pessoas com deficiência no Brasil. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência.
Franca, T.H. (2010). Deficiência e escolarização no Brasil: um estudo acerca do atendimento, atraso e progressão escolar dos deficientes segundo o Censo 2000. [dissertação de mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório UFMG.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2021). Microdados do Censo Escolar da Educação Básica 2020. Censo Escolar. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-escolar. Acesso em 17/03/2021.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2020). Microdados do Censo Escolar da Educação Básica 2008. Censo Escolar. https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-escolar. Acesso em 17/03/2021.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2019). Resumo Técnico. Censo da Educação Básica 2019. http://Portal.Inep.Gov.Br/Informacao-da-publicacao/-/Asset_publisher/6jyisgmamkw1/Document/Id/6874720. Acessado em: 19/03/2021
Neumann, P. Desigualdade de gênero e altas habilidades/superdotação. Revista Diversidade e Educação, v.6, n.2,p. 62-70, Jul./Dez. 2018.doi: 10.14295/de.v6i2.8396.
Pereira, M. (2016, 04 de agosto). Direito à Educação: Meninas com Deficiência. JORSEN Journal of Research in Special Educational Needs, n. s1, v. 16, p. 389-293.
Souza, P. M. (2011). Identificação e caracterização dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados nas classes comuns do ensino regular, na rede pública estadual, em município do interior paulista. Disertación de Maestría, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidad de São Paulo, Ribeirão Preto. doi:10.11606/D.59.2011.tde-25102011-124249.