A HISTÓRIA E AS CONTRIBUIÇÕES DE MARIA MONTESSORI PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

  • Heloisa Fonseca Barbosa PUCRS
  • Maiara Fonseca de Alencar Barbosa Universidade Federal do Ceará
  • Robéria Vieira Bareto Gomes Universidade Federal do Ceará

Resumo

Esse estudo objetivou analisar as contribuições de Maria Montessori para a evolução dos estudos na área da Educação Especial na perspectiva inclusiva. Na elaboração desta tessitura textual utilizaram-se informações da vida pessoal e profissional da referida autora. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com o uso da pesquisa bibliográfica por meio de autores como Montessori (1943), Kramer (1976), Mantoan (2003), Perrenoud (2001), Lustosa (2017) e Saviani (2019).  Os dados obtidos evidenciaram que embora a própria Montessori tenha proposto no início da sua carreira pedagógica a separação escolar entre crianças “anormais” e “regulares”, é possível identificar um potencial para a inclusão em seu método, visto que ele foi inicialmente elaborado para favorecer o processo de aprendizagem e desenvolvimento de crianças com deficiência. Ademais, para um professor montessoriano, lidar com as particularidades de alunos com deficiência, transtornos e /ou dificuldades de aprendizagem é parte do processo de lidar com as particularidades de cada aluno. O aluno não precisa ser excluído pela sua diferença quando se considera que todos os alunos são diferentes. Diante disso, evidencia-se a importância dos profissionais da educação absorverem de forma reflexiva o legado de Maria Montessori, acerca dos processos de aprendizagem das pessoas com deficiência

Biografia do Autor

Heloisa Fonseca Barbosa, PUCRS

Especialista em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Gestão de Projetos pela Escola Conquer. Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com distinção acadêmica Summa Cum Laude. Possui experiência em gestão de projetos educacionais, docência, elaboração de materiais didáticos e revisão textual. Membra do Projeto de Pesquisa "Educação Especial: avaliação e monitoramento das políticas de inclusão escolar em contextos municipais de Curitiba/Pr e Fortaleza/Ce" e participante do grupo de estudo "Educação Inclusiva e Especial: Uma reflexão a partir da Política Educacional - da UFC/FACED". Pesquisadora na área de Educação atuando, principalmente, nos seguintes temas: Políticas Educacionais; Formação de professores; Tecnologias Educacionais; EAD; Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Referências

Aranha, M. L. de A. (1989). História da Educação. (1a ed.). São Paulo: Moderna.

Ariès, P. (1981). História Social da Criança e da Família. (2a ed.). Rio de Janeiro: LTC.

Carvalho, R. E. (2016). A instituição/escola de educação especial na perspectiva inclusiva: desenho contemporâneo. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, 3(1), 3-13.

Chassot, A. (2004). A ciência é machista? É sim, senhora! Revista Contexto em Educação, 19(71), 9-28.

Gesser, A. (2020). Libras, que língua é essa? crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo, Parábola.

Gil, A.C. (2002). Como elaborar projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas.

Kramer, R. (1976). Maria Montessori: a biography. [s.l.]: Capricorn Books.

Lima, E. (2005). O exercício da autonomia. In Coleção Memória da Pedagogia, Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto, 3(3), p. 70.

Libâneo, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez.

Lustosa, F. G. (2017). Maria Montessori e seu legado teórico para a Educação Especial: uma vida dedicada às crianças. In F. G. Lustosa, & F. Bomfim (Orgs.). Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas. Fortaleza: Edições UFC, 209-235.

Mantoan, M. T. E. (2003). Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo, Moderna.

O'Donnell, M. (2007). Maria Montessori. New York, Bloomsbury Academic.

Perrenoud, P. A. (2001). A Pedagogia na Escola das Diferenças: Fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre, Artmed Editora.

Pessotti, I. (1984). Deficiência Mental: da superstição à ciência. São Paulo: T. A. Queiroz.

Saviani, D. (2019). História das ideias pedagógicas no Brasil. (5a ed.). Campinas, Autores Associa-dos.

Schiebinger, L. (1989). The Mind Has No Sex? Women in the Origins of Modern Science. Harvard University Press, Cambridge.

Tezzari, M. L. (2009). Educação Especial e Ação Docente: da medicina à educação. [Tese de Dou-torado – UFRGS]. Porto Alegre. Cap. 5 e 6.

Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso.

Downloads

Publicado

2022-12-31