JOGOS DIGITAIS PARA ESTUDANTES SURDOS: UM FRAMEWORK NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM

Autores

Palavras-chave:

Educação de surdos, Jogos Digitais, Desenho Universal para a Aprendizagem

Resumo

Reconhece-se uma fragilidade de materiais e recursos pedagógicos disponíveis para a aprendizagem dos estudantes surdos. A fim de colaborar com a educação de surdos, utilizando a aprendizagem baseada em jogos digitais, tem-se como objetivo propor um framework conceitual para auxiliar no desenvolvimento de jogos digitais voltados para o contexto educativo de estudantes surdos. Por meio da abordagem de procedimentos Design-Based Research (DBR) a pesquisa está fundamentada pela literatura em três principais eixos teóricos: Estudos Surdos, Game Design e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). A construção do framework observou quatro fases: 1) identificação do problema 2) construção da proposta de intervenção; 3) ciclos iterativos e 4) reflexões e perspectivas de novos melhoramentos na solução implementada. O primeiro ciclo iterativo mapeou e caracterizou jogos digitais para estudantes surdos por meio de uma revisão sistemática de literatura. A primeira versão do framework foi desenvolvida pela caracterização dos jogos ancorada na literatura, durante o segundo ciclo. O terceiro ciclo iterativo envolveu uma equipe multidisciplinar de especialistas, formada por nove participantes que atuaram na validação de conteúdo do framework para o aprimoramento dos itens de forma colaborativa. O produto pedagógico resultante dessa pesquisa é um framework conceitual que visa colaborar para o desenvolvimento de jogos digitais que qualifiquem a experiência educacional de estudantes surdos, em consonância com os princípios pedagógicos bilíngues para surdos e acessíveis ao maior número de estudantes possível.

Biografia do Autor

Daieli Althaus, Universidade Federal de Santa - UFSC

Mestra em Educação - PPGE/UFSC (2022). Pós-graduada no curso de Especialização em Educação de Surdos: Aspectos Políticos, Culturais e Pedagógicos - IFSC Campus Palhoça Bilíngue (2016). Graduada em Educação Especial Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2010).

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduada em Psicologia - Licenciatura, Bacharelado e Formação de Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui pós-doutorado em Educação e Psicologia pela Universidade de Aveiro (Portugal).

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

ALTHAUS, D.; RAMOS, D. K. JOGOS DIGITAIS PARA ESTUDANTES SURDOS: UM FRAMEWORK NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM . REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 2, p. 55–73, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/4191. Acesso em: 30 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Diálogos para pensar a educação de estudantes surdos com deficiências a partir de uma abordagem bilíngue e bicultural