JOGOS DIGITAIS PARA ESTUDANTES SURDOS: UM FRAMEWORK NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Educação de surdos, Jogos Digitais, Desenho Universal para a AprendizagemResumo
Reconhece-se uma fragilidade de materiais e recursos pedagógicos disponíveis para a aprendizagem dos estudantes surdos. A fim de colaborar com a educação de surdos, utilizando a aprendizagem baseada em jogos digitais, tem-se como objetivo propor um framework conceitual para auxiliar no desenvolvimento de jogos digitais voltados para o contexto educativo de estudantes surdos. Por meio da abordagem de procedimentos Design-Based Research (DBR) a pesquisa está fundamentada pela literatura em três principais eixos teóricos: Estudos Surdos, Game Design e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). A construção do framework observou quatro fases: 1) identificação do problema 2) construção da proposta de intervenção; 3) ciclos iterativos e 4) reflexões e perspectivas de novos melhoramentos na solução implementada. O primeiro ciclo iterativo mapeou e caracterizou jogos digitais para estudantes surdos por meio de uma revisão sistemática de literatura. A primeira versão do framework foi desenvolvida pela caracterização dos jogos ancorada na literatura, durante o segundo ciclo. O terceiro ciclo iterativo envolveu uma equipe multidisciplinar de especialistas, formada por nove participantes que atuaram na validação de conteúdo do framework para o aprimoramento dos itens de forma colaborativa. O produto pedagógico resultante dessa pesquisa é um framework conceitual que visa colaborar para o desenvolvimento de jogos digitais que qualifiquem a experiência educacional de estudantes surdos, em consonância com os princípios pedagógicos bilíngues para surdos e acessíveis ao maior número de estudantes possível.
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