A CONSTITUIÇÃO DO AEEB NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DO INES: A ESCOLA COMO POSSIBILIDADE DO ENCONTRO COM A DIFERENÇA
Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado Bilíngue, Escola Bilíngue, Estudante SurdoResumo
Este texto apresenta como vem se dando construção do serviço de Atendimento Educacional Especializado Bilíngue - AEEB oferecido aos estudantes surdos com deficiências, transtornos e/ou altas habilidades/superdotação no Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos. A proposta é de uma ressignificação nas formas de ensino e aprendizagem respeitando as particularidades da condição humana e as diferenças individuais. Para tanto, defendemos, a partir dos estudos de Hanna Arendt, uma escola que apresente o mundo aos estudantes e problematizamos práticas conteudistas atreladas a ideia de respostas de aprendizagem, ou, dito de outra forma, ao desenvolvimento de competências e habilidades. Dentro de um contexto de uma escola bilíngue de surdos colocam-se dois grandes desafios: pensar um serviço que tem sua origem no campo da Educação Especial e olhar para o lugar de estudantes surdos que não fazem uso da Libras, mas que tem o direito de viver e experenciar a cultura surda. Entende-se a escola bilíngue de surdos como o espaço para o encontro com a diferença, com infinitas possibilidades de se constituir estudante surdo.
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