A CONSTITUIÇÃO DO AEEB NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DO INES: A ESCOLA COMO POSSIBILIDADE DO ENCONTRO COM A DIFERENÇA

Autores

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado Bilíngue, Escola Bilíngue, Estudante Surdo

Resumo

Este texto apresenta como vem se dando construção do serviço de Atendimento Educacional Especializado Bilíngue - AEEB oferecido aos estudantes surdos com deficiências, transtornos e/ou altas habilidades/superdotação no Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos. A proposta é de uma ressignificação nas formas de ensino e aprendizagem respeitando as particularidades da condição humana e as diferenças individuais.  Para tanto, defendemos, a partir dos estudos de Hanna Arendt, uma escola que apresente o mundo aos estudantes e problematizamos práticas conteudistas atreladas a ideia de respostas de aprendizagem, ou, dito de outra forma, ao desenvolvimento de competências e habilidades. Dentro de um contexto de uma escola bilíngue de surdos colocam-se dois grandes desafios: pensar um serviço que tem sua origem no campo da Educação Especial e olhar para o lugar de estudantes surdos que não fazem uso da Libras, mas que tem o direito de viver e experenciar a cultura surda. Entende-se a escola bilíngue de surdos como o espaço para o encontro com a diferença, com infinitas possibilidades de se constituir estudante surdo.

Biografia do Autor

Elizabeth de Souza Gomes de Souza, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense. Especialista em Língua portuguesa: leitura e escrita no ensino de surdos pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos. Especialista em Libras - Ênfase na Educação Bilíngue para Surdos da Faculdade Internacional Signorelli. Formada em Pedagogia Bilíngue pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos com proficiência em Língua de Sinais Brasileira/Libras.

Violeta Porto Moraes, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Licenciada em Educação Especial - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação - ênfase em Educação de Surdos pela Universidade Federal de Pelotas.

 

Referências

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

DE SOUZA GOMES DE SOUZA, E.; PORTO MORAES, V. A CONSTITUIÇÃO DO AEEB NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DO INES: A ESCOLA COMO POSSIBILIDADE DO ENCONTRO COM A DIFERENÇA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 2, p. 87–98, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/4194. Acesso em: 30 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Diálogos para pensar a educação de estudantes surdos com deficiências a partir de uma abordagem bilíngue e bicultural