ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL JUNTO A PESSOAS SURDAS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES PARA AS PRÁTICAS ESCOLARES
Palavras-chave:
Equipe Multiprofissional, Pessoas Surdas, Deficiência, EscolaResumo
A atuação das equipes multiprofissionais em escolas enfrenta diversos desafios, como a predominância de um discurso clínico que individualiza e medicaliza as dificuldades dos estudantes, a indefinição de papéis e a necessidade de uma formação adequada. Em se tratando de estudantes surdos com deficiência, acrescenta-se a esses as complexidades da relação entre línguas, Português e Libras, que interfere diretamente na atuação deste profissional. Esse texto pretende, a partir das epistemologias feministas, produzir a sistematização e reflexão crítica de nossa experiência enquanto equipe técnica atuando em uma escola bilíngue junto a pessoas surdas com deficiência. Os resultados são apresentados em três eixos de análise: O lugar estrangeiro da equipe técnica multiprofissional na escola bilíngue; A comunicação e a especificidades da atuação da equipe técnica multiprofissional junto a estudantes surdos com deficiência e a construção do comum: entre disciplinas, línguas e culturas. Tais eixos se apresentam de forma transversal ao longo do texto. A convivência exige persistência, abertura e disposição para conectar-se a diferentes histórias e saberes. No contexto escolar bilíngue, o trabalho da equipe multiprofissional com estudantes surdos com deficiência envolve compor conhecimentos de diversos atores, incluindo colegas, familiares e o próprio estudante. Essa composição demanda troca e transformação mútua, preservando as diferenças para construir um "comum" sem colonizar o outro com um saber hegemônico. Essa construção, entendida como um material heterogêneo, frágil e revisável, evidencia a complexidade e a necessidade de abertura para criar um espaço verdadeiramente inclusivo e colaborativo.
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