ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL JUNTO A PESSOAS SURDAS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES PARA AS PRÁTICAS ESCOLARES

Autores

Palavras-chave:

Equipe Multiprofissional, Pessoas Surdas, Deficiência, Escola

Resumo

A atuação das equipes multiprofissionais em escolas enfrenta diversos desafios, como a predominância de um discurso clínico que individualiza e medicaliza as dificuldades dos estudantes, a indefinição de papéis e a necessidade de uma formação adequada. Em se tratando de estudantes surdos com deficiência, acrescenta-se a esses as complexidades da relação entre línguas, Português e Libras, que interfere diretamente na atuação deste profissional. Esse texto pretende, a partir das epistemologias feministas, produzir a sistematização e reflexão crítica de nossa experiência enquanto equipe técnica atuando em uma escola bilíngue junto a pessoas surdas com deficiência. Os resultados são apresentados em três eixos de análise: O lugar estrangeiro da equipe técnica multiprofissional na escola bilíngue; A comunicação e a especificidades da atuação da equipe técnica multiprofissional junto a estudantes surdos com deficiência e a construção do comum: entre disciplinas, línguas e culturas. Tais eixos se apresentam de forma transversal ao longo do texto. A convivência exige persistência, abertura e disposição para conectar-se a diferentes histórias e saberes. No contexto escolar bilíngue, o trabalho da equipe multiprofissional com estudantes surdos com deficiência envolve compor conhecimentos de diversos atores, incluindo colegas, familiares e o próprio estudante. Essa composição demanda troca e transformação mútua, preservando as diferenças para construir um "comum" sem colonizar o outro com um saber hegemônico. Essa construção, entendida como um material heterogêneo, frágil e revisável, evidencia a complexidade e a necessidade de abertura para criar um espaço verdadeiramente inclusivo e colaborativo.

Biografia do Autor

Bruna Bouzada Romano, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal Fluminense. Mestra em Atenção Psicossocial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019) e doutora em Saúde Mental pelo programa de Psiquiatria e Saúde Mental (PROPSAM) do Instituto de Psiquiatria - IPUBP/UFRJ.

Lucila Lima da Silva, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Psicóloga do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (PPGP/UFF) e Mestra pelo mesmo Programa. Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Especialista em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Escola de Saúde Mental do Rio de Janeiro (ESAM/RJ). Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Jéssica Paula de Magalhães Ferreira, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2004). Especialização em Alfabetização das Crianças das Classes Populares pela Universidade Federal Fluminense (2011) e Pós-graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió (2006).

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

BOUZADA ROMANO, B.; LIMA DA SILVA, L.; DE MAGALHÃES FERREIRA , J. P. ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL JUNTO A PESSOAS SURDAS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES PARA AS PRÁTICAS ESCOLARES . REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 2, p. 74–86, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/4196. Acesso em: 30 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Diálogos para pensar a educação de estudantes surdos com deficiências a partir de uma abordagem bilíngue e bicultural