SURDOS AUTISTAS, AUTISTAS SURDOS: A NECESSIDADE DE SUPRASSUNÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS SOCIALMENTE

Autores

Palavras-chave:

Autista, Surdo

Resumo

Introdução: A história social de surdos e autistas é marcada por práticas biomédicas, exclusão, segregação e silenciamento e, nesse ensejo, surdos autistas/autistas surdos foram negligenciados na complexidade da experiência da deficiência, considerados em critérios de “deficiência múltipla” e carecendo de condutas adequadas para as especificidades. Objetivo: Apresentar um panorama inicial sobre surdos autistas/autistas surdos. Metodologia: A proposição aqui será tratada a partir de uma intervisão entre os Estudos Surdos em uma perspectiva Bilíngue e Bicultural, Histórico-Cultural, dos Estudos Críticos do Autismo, dos Estudos do Modelo Social da Deficiência e do Paradigma da Neurodiversidade Afirmativa. Resultados: Pesquisas se esforçam para compreender e caracterizar as aproximações e os distanciamentos entre perdas auditivas e autismo. Entretanto, ainda há uma lacuna significativa na literatura, indicada pelo desencadeamento entre as experiências de deficiência e o impacto nas identidades surdas e autistas. Intersecções marcadas entre surdos, surdocegos, autistas, com transtorno do desenvolvimento intelectual, superdotados, entre outros, são usualmente invisibilizados nas discussões, como se o autismo ou a surdez se sobrepusesse. Análogo a isto, há tentativas de correção desses corpos que são “temerários” por serem complexos, indivisíveis, principalmente através de terapias comportamentais e dispositivos auditivos. Contudo, não há como simplificar uma experiência de deficiência tão complexa como a de surdos autistas/ autistas surdos. Conclusão: Há ainda uma fecunda área, mas ainda em construção. Considerar a complexidade interacional, sensorial, motora, linguística, cognitiva e socioemocional na construção da experiência da deficiência de surdos autistas/autistas surdos ainda necessita de um olhar mais cuidadoso e sensível.

Biografia do Autor

Lais Oliva Donida, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Fonoaudióloga. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). É integrante do Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação (GELCE) e do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA/UFSC). Atualmente é doutoranda em Neurolinguística Discursiva (PPGLin/UFSC).
Atua como pesquisadora nas temáticas de alfabetização e letramento de crianças e adultos; Educação Especial; Educação Inclusiva; Transtornos Específicos de Aprendizagem (dislexia, disortografia, discalculia); Transtorno do Espectro Autista (TEA); Transtornos de Linguagem/Processamento Auditivo Central (TPAC); Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Aline Olin , Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal do Ceará (2011), mestra e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e integrante do GELCE- Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação. É professora de Educação Especial no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2025-01-29

Como Citar

OLIVA DONIDA, L.; OLIN GOULART, A. G. SURDOS AUTISTAS, AUTISTAS SURDOS: A NECESSIDADE DE SUPRASSUNÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS SOCIALMENTE. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 10, n. 2, p. 8–38, 2025. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/4199. Acesso em: 30 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Diálogos para pensar a educação de estudantes surdos com deficiências a partir de uma abordagem bilíngue e bicultural